Barra de endereços do Chrome vai usar IA para melhorar sugestões

A equipe de desenvolvedores do Google Chrome anunciou que vai usar IA — mais especificamente aprendizado de máquina — para melhorar as sugestões da barra de endereço do navegador. A mudança começou a valer na versão 124 do app para computadores, já disponível para download, e promete adaptar os resultados para cada usuário.

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O que muda

O projeto foi detalhado pelo engenheiro de software do Chrome Justin Donnelly, em post no blog do Chromium. De acordo com o autor, o principal problema da barra de endereços (também conhecida como omnibox) era o fato de ser inflexível: as sugestões eram úteis, mas o sistema não conseguia se adaptar a novos cenários.

Vale lembrar que o navegador usa um sistema de pontuação para elencar as melhores sugestões de resultados, que vão desde termos buscados, URLs acessadas recentemente e páginas salvas na aba de favoritos — os links que estão no topo do ranking têm mais chances de aparecer na busca. 


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A solução foi usar um sistema de aprendizado de máquina para analisar todos os dados e identificar novas formas de personalizar os resultados. A grande dificuldade, por outro lado, era fazer alterações num recurso de grande escala e substituir o mecanismo usado por todos os usuários do Chrome diariamente. 

Google Chrome vai usar algoritmo de machine learning para melhorar sugestões na barra de endereços (Imagem: Divulgação/Chromium Blog)

Uma das primeiras descobertas do novo modelo de aprendizado de máquina envolveu as recomendações sobre tempo de uso: o algoritmo descobriu que a pontuação de uma URL no sistema diminuía quando o usuário passava apenas alguns segundos naquela página e já abria a barra de endereços para procurar outro link. Isso foi interpretado como um sinal de que aquele site não trazia o resultado esperado pela pessoa e, consequentemente, o navegador reduzia a chance de recomendá-lo de novo.

A expectativa é de que a nova tecnologia do Chrome ofereça resultados ainda mais precisos em diferentes contextos. Donnell explica que a iniciativa pode melhorar a experiência do usuário ao “incorporar novos sinais, como diferenciar a hora do dia para aumentar a relevância [dos resultados]”.

Disponibilidade

As mudanças na barra de endereços começaram a ser aplicadas na versão 124 do Chrome para desktop, lançada na primeira quinzena de abril para Chrome OS, Linux, macOS e Windows. É provável que o recurso seja distribuído aos poucos para todos os dispositivos e ainda passe por mudanças no futuro.

A novidade também representa mais uma forma de usar IA no navegador, pois o aprendizado de máquina faz parte do campo da inteligência artificial. Apesar de não chamar tanta atenção quanto um gerador de textos ou uma integração com o chatbot do Gemini, que já estão em desenvolvimento para o Chrome, o novo sistema é uma forma de tornar o aplicativo mais inteligente e personalizável. 

Leia a matéria no Canaltech.

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