Apesar de não se tratar de uma bebida que promove benefícios universais, o café pode ser utilizado como um aliado ao aumento da disposição e até no ganho de massa muscular. De modo mais claro, a cafeína, presente na bebida, tem sido considerada uma substância que promove efeito ergogênico, por isso, tem sido utilizada por atletas, com intuito de postergar a fadiga e, consequentemente, aprimorar o desempenho atlético.
Dentre as teorias que defendem o efeito direto da cafeína, uma delas aponta o impacto no sistema nervoso central, que aumenta a percepção subjetiva de esforço e a propagação dos sinais neurais entre o cérebro e a junção neuromuscular.

Algumas teorias ainda defendem que a cafeína atua, até mesmo, no aumento da mobilização das células de gordura do organismo, aumentando a oxidação do tecido adiposo.
Vale ressaltar que, para consumo seguro de cafeína, o ideal é não exceder a quantidade de 400 mg por dia, o que equivale a cerca de quatro xícaras de café coado, ou seis doses de café expresso — isso para indivíduos saudáveis.
Para aqueles que excedem na quantidade e se empolgam na ingestão de cafezinhos diariamente, o tiro pode sair pela culatra. Consumir doses elevadas de café por dia pode reduzir a ação da testosterona em homens, prejudicando, assim, o ganho de massa muscular.

bem-estar
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images

emagrecer
Praticar atividade física é essencial
Pixabay

Mulher emagrecer
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images

abacate para emagrecer
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução

suco-receita-emagrecer-fim-de-ano-saude
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images

pilulas emagrecimento-min
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images

emagrecimento
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay

perda de peso emagrecimento dieta
A gordura abdominal é perigosa
Getty Images
0
Ao menos, foi isso que revelou um estudo que analisou homens americanos que consumiam 278 ml de café por dia, que culminou em uma concentração elevada de SHBG — proteína ligadora de hormônios sexuais, uma proteína que se liga a testosterona, reduzindo a testosterona livre (o marcador sanguíneo que indica a quantidade de testosterona biodísponivel, ou seja, aquela testosterona que funciona no seu organismo).
Logo, exagerar no café pode não ser uma boa ideia, nem para a saúde, nem para a performance física.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica