Veja imagens do Centro de Porto Alegre (RS) inundado pelo Guaíba

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parte do Centro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, está tomada pelas águas do Rio Guaíba, na manhã desta sexta-feira (3/5). A cidade está entre as 235 atingidas pelas chuvas na Região Sul do país.

Até o momento, o estado contabilizou 37 mortes desde segunda-feira (29/4). No total, mais de 300 mil pessoas sofrem algum tipo de consequência por causa da tempestade. São 7,9 mil em abrigos e 23,5 mil desalojadas. De acordo com a Defesa Civil, 74 seguem desaparecidas.

No caso de Porto Alegre, as águas do Guaíba avançaram e provocaram alagamentos nas ruas, como em trechos da Orla e do Centro, da Zona Sul e das avenidas Mauá e Conceição, que dão acesso à capital.

Veja:

 

Na última medição do nível do Guaíba no Cais Mauá, às 5h15min, a régua indicava 4m31cm. A Prefeitura de Porto Alegre não está mais conseguindo fazer a medição. É o maior nível do Guaíba desde 1941. Água pode chegar a 5 metros ainda nesta sexta.

Além disso, a comporta de número 14, que faz parte do sistema de contenção de cheias de Porto Alegre, não resistiu e rompeu. ”Não conseguimos dimensionar até onde a água pode se estender”, admitiu o prefeito da capital, Sebastião Melo.

A Defesa Civil emitiu um alerta de inundação extrema no estado. As condições hidrológicas atuais estão significativamente acima do nível de inundação devido aos volumes extremos de precipitação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.