Boeing vai lançar seu 1º voo espacial tripulado nesta segunda (6)

A Boeing está pronta para levar sua cápsula Starliner à Estação Espacial Internacional (ISS) — e, pela primeira vez, astronautas vão estar a bordo da espaçonave. Após uma série de adiamentos, a aguardada missão está programada para ser lançada nesta segunda (6) às 23h34 no horário de Brasília com um foguete Atlas V, da United Launch Alliance. 

  • Veja quais são as missões espaciais mais importantes de 2024
  • Vídeo mostra como é ir ao espaço a bordo da nave Starliner

As condições meteorológicas parecem adequadas para o lançamento da missão Crew Flight Test (ou apenas CFT) nas instalações da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Caso ocorra algum imprevisto, a Boeing vai ter novas oportunidades nos dias 7, 10 e 11 de maio. 

Os astronautas Barry Wilmore e Sunita Williams são os tripulantes da Starliner na viagem à ISS. Se tudo correr bem, eles devem chegar ao laboratório orbital na quarta (8) para uma estadia de oito dias. Depois, vão retornar e pousar em um deserto na região sudoeste nos Estados Unidos. 


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Através de um contrato fechado por meio do programa Commercial Crew, da NASA, a SpaceX leva os astronautas da agência espacial à ISS com sua cápsula Crew Dragon. A empresa de Elon Musk lançou a Demo-2, sua primeira missão tripulada, em 2020, e já completou diferentes voos tripulados à estação. 

Suni Williams e Butch Wilmore durante um treinamento para o voo na Starliner (Imagem: Reprodução/NASA/Robert Markowitz)

Como os voos espaciais são complexos e têm demanda alta, é importante que a NASA tenha outras opções para levar seus astronautas à ISS — e é aqui que entra a Starliner. “Isso vai nos dar recursos adicionais porque sempre procuramos uma opção de reserva”, disse Bill Nelson, administrador da NASA. 

Como ver o voo da Starliner

Como de costume, a NASA vai transmitir o lançamento. Para acompanhar os preparativos, é só acessar o canal da agência espacial no YouTube ou nas redes sociais a partir das 19h30 no horário de Brasília. 

 

A transmissão vai continuar após o lançamento e pouco após a Starliner entra na órbita da Terra. Na terça (7), às 1h no horário de Brasília, a NASA vai realizar uma conferência para discutir os resultados do lançamento. 

Outra opção é acompanhar as imagens no site da Starliner. Já a ULA vai ter transmissão própria disponibilizada no site da missão do foguete Atlas V.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Enchentes no RS | Operadoras liberam internet móvel para ajudar na comunicação
  • Ucrânia cria porta-voz gerada por IA para ‘economizar tempo e recurso’
  • “Seios de Ozempic” são suposto novo efeito colateral do remédio
  • 😱 MUITO BARATO | Galaxy S23 de 512 GB em preço imperdível com cupom
  • Deadpool & Wolverine zoa ator da Marvel em nova cena inédita
  • Superman | James Gunn revela a primeira imagem oficial do novo Homem de Aço
Adicionar aos favoritos o Link permanente.