De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira (8/5), os temporais no Rio Grande do Sul já afetaram 414 municípios e deixaram 159 mil pessoas desalojadas.
Além disso, segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), 884.802 clientes estão privados de água, o que equivale a 28% do total abastecido pela instituição. Inclusive, as cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Sapucaia e os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre Canoas, Esteio e Viamão estão 100% desabastecidas.
Moradores da capital gaúcha têm fugido às pressas da cidade em busca de água.
O momento vivido pelos gaúchos é trágico – 336 cidades estão em calamidade pública, sendo que 83% da população do estado (de 10,8 milhões de pessoas) mora nesses municípios – e a solidariedade do resto dos brasileiros é questão de sobrevivência para milhares de famílias.
Por isso, na tarde dessa terça-feira (7/5), o Atacadão Dia a Dia, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), doou cestas básicas e galões de 5 litros de água para ajudar as vítimas das fortes chuvas no estado. Os mantimentos chegaram a lotar um caminhão de carga da empresa.
Segundo o presidente do conselho do Atacadão Dia a Dia, Branco Amaral, os mantimentos seguiram da Base Aérea de Brasília até a Base Aérea de Canoas, onde serão direcionados para o destino correto.
“Nesse momento delicado, nos solidarizamos com todo o povo gaúcho e focamos nossa energia naquilo que é urgente agora. Queremos atuar na necessidade das pessoas com aquilo que conseguirmos fazer, com tudo o que estiver ao nosso alcance.”
Branco Amaral, presidente do conselho do Atacadão Dia a Dia