3 tecnologias absurdas do BMW i4 M50

O BMW i4 M50 é o primeiro carro elétrico desenvolvido pela divisão “M”, ou Motorsport, responsável pela criação dos modelos mais velozes da montadora alemã. E, apesar de não ter o ronco natural que tanto encanta os puristas, ele compensa essa ausência com muita tecnologia.

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Após passar um tempo com esse ousado sedan, capaz de mesclar elementos do Série 3, Série 4 Gran Coupé e M3 em um único produto, o Canaltech listou 3 tecnologias absurdas do BMW i4 M50.

Os pontos altos se dividem entre a eficiência do sistema elétrico, que permite ao motorista “pisar sem dó” no acelerador — sem temer ficar sem bateria — e, claro, aos inúmeros recursos disponíveis na cabine, tanto voltados para o infotenimento quanto para o auxílio à condução.


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Confira, a seguir, 3 tecnologias absurdas do BMW i4 M50.

BMW i4 M50 é um sedan elétrico recheado de tecnologias (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

3. Carro elétrico tem “ronco”, sim

Quem disser que não gosta de carro elétrico porque ele não tem ronco do motor vai ter que mudar de ideia. O BMW i4 M50 tem um recurso que, quando ativado, emite um barulho que, embora não seja tão empolgante quanto o de um V8, certamente aumenta a adrenalina de quem está ao volante.

O recurso só funciona quando o modo de condução Sport está ativado. E o som, embora não de forma tão clara, não fica restrito apenas ao interior da cabine, e também pode ser notado por quem vê o imponente sedan elétrico cruzar as ruas. Vale pontuar que o IconicSounds Electric foi criado por ninguém menos que o maestro Hans Zimmer.

2. Controle total na tela

Uma outra tecnologia absurda embarcada no BMW i4 M50, mas que também não é exclusividade do sedan elétrico alemão, diz respeito às funcionalidades do BMW Operating System 8. O sistema permite controlar quase todos os recursos do carro na tela da central multimídia curva.

Entre os muitos recursos disponíveis valem ser destacados o assistente de voz, o consumo de energia (bateria) em tempo real, os modos de condução e muito mais. Tudo em poucos toques na tela e com imagens em alta definição.

1. Potente e eficiente

A terceira tecnologia absurda do BMW i4 M50 diz respeito ao combo formado por potência + eficiência energética. Ao contrário de seu principal rival, o Porsche Taycan, que praticamente zera a carga a cada acelerada mais forte, o modelo da BMW é equilibrado.

Não foram poucas as vezes em que cravei o pé no acelerador para tentar comprovar se os dois motores elétricos, que entregam 544 cv e 81,1 kgf/m de torque, realmente fazem o carro chegar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. E, mesmo não conseguindo replicar o resultado oficial, não há do que reclamar.

Mais do que um “rostinho bonito”, i4 M50 anda muito e é eficiente (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O BMW i4 M50 cumpriu o trajeto (realizado em vias seguras, ok?) em pouco mais de 4,6 segundos, e as baterias de 80,7 kWh, capazes de entregar até 335 km por ciclo, segundo o PBEV do Inmetro, pouco sofreram, comprovando que os recursos tecnológicos voltados para a eficiência são, com o perdão do trocadilho, “eficientes”.

Os três níveis de regeneração (Baixo, Médio e Alto) influenciam no alcance final e, claro, se o motorista ficar acelerando fundo em todas as saídas, a autonomia será reduzida. Vale ressaltar que há ainda o modo de regeneração adaptativo, que aplica a frenagem de acordo com a topografia do terreno e a distância do carro à frente, de forma inteligente.

E aí, o que acharam das tecnologias do BMW i4 M50? Legais, né? Comente conosco o que você mais gostou do sedan elétrico alemão em nossas redes sociais.

Leia a matéria no Canaltech.

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