Dia das Mães: psicóloga explica importância de celebrar a data

(Foto: Freepik)

Oficializada no Brasil em 1932, por meio do então presidente Getúlio Vargas, seguindo uma tradição que já exista nos Estados Unidos, o Dia das Mães tornou uma das datas mais especais do Brasil. A celebração, que movimenta também o comércio e a economia, é um momento de emoção para mães e filhos.

A psicóloga Mayra Caetano, explica que o dia das mães é uma data instituída como um dia específico pra celebrar as mulheres que participaram de alguma maneira da criação de outros seres humanos. “É uma data de celebração às mulheres que, através do papel de mãe, transmitem  amor, segurança e valores importantes para formação dos seres humanos ao longo da vida”.

De acordo com ela,  a data desperta emoções distintas nas pessoas. “Isso porque a data está ligada a momentos particulares de cada um, e enaltece não só as genitoras, em si, mas também outras mulheres que exercem esse papel, como avós, tias e madrinhas”, acrescenta a psicóloga.

Mayra Caetano destaca que ocasião é uma oportunidade importante para declarar o amor, o sentimento de afeto e a reciprocidade em relação à essas mulheres. “Além disso, também é o momento de refletir sobre o ato de maternar e o impacto que ele exerce sobre a vida da mãe, de seus filhos e da dinâmica familiar como um todo, com a compaixão necessária para alinhar as expectativas e a realidade entre o ser humano que aquela mulher é, com o papel de ser mãe”, finaliza.

Por Verlane Estácio

O post Dia das Mães: psicóloga explica importância de celebrar a data apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.