Médico revela 4 atitudes obrigatórias para manter os joelhos fortes

Muitas pessoas dizem que com uma certa idade já não é possível manter rotina de exercícios físicos devido ao desgaste do joelho. O ortopedista Marcos Cortelazo, que atende em São Paulo, explica que, na verdade, é necessário adaptar o esforço, mas os exercícios físicos não podem ser abandonados.

Cortelazo dá quatro dicas para que você mantenha os joelhos fortes:

1. Pratique exercícios físicos

“Em relação a qual exercício mais indicado, diríamos que a musculação é o principal exercício que ajuda a fortalecer e proteger os joelhos. Temos que ter como foco alguns grupos musculares, como o fortalecimento dos glúteos, da região adutora da coxa, a região extensora, onde o principal elemento é o quadríceps, os flexores, onde os músculos esquiotibiais devem ser focados, e a panturrilha. Além do fortalecimento, também devemos lembrar de fazer um trabalho bem apurado de alongamentos desses grupos musculares”, disse.

2. Tenha uma alimentação equilibrada

O ortopedista pontuou que a alimentação desbalanceada pode favorecer dores nos joelhos de forma indireta por meio de três mecanismos básicos: ganho de peso com sobrecarga articular, ingestão de alimentos com potencial inflamatório e baixa ingestão de proteínas, que leva a diminuição de massa muscular e reduz a proteção das articulações.

Confira os outras duas atitudes indicados pelo médico no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.