Policiais civis de Sergipe integram equipe da Força Nacional em missão humanitária no Rio Grande do Sul; Corpo de Bombeiros de Sergipe também se faz presente

 

Dois policiais civis de Sergipe estão atuando na missão humanitária da Força Nacional no Rio Grande do Sul. Vagner Medeiros, integrante da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), está alocado em São Leopoldo (RS), enquanto que Elisangela da Silva Brito, da Delegacia de Roubos e Furtos (Derof), foi designada para Canoas (RS). Ambos possuem formação especial para atuação em operações da cooperação nacional.

O policial civil Vagner Medeiros narrou que a equipe que ele integra foi designada para atuar em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Inicialmente, nós íamos fazer a segurança dos barcos e lanchas de salvamento, pois há ameaças de grupos criminosos nos bairros alagados. Além disso, estão ocorrendo também assaltos a residências”, explicou.

Agora, a equipe da qual Vagner Medeiros faz parte está atuando no patrulhamento das ruas e dos abrigos de socorro às pessoas. “Então, nos foi solicitado que fizéssemos também o apoio aos abrigos para que se levasse a segurança àqueles locais. Aqui, em São Leopoldo, estamos dando esse apoio aos abrigos, fazendo rondas e conversando com os coordenadores dos locais e com as pessoas abrigadas”, complementou.

Além do policiamento que visa a garantir a segurança pública em bairros afetados pelas enchentes, a equipe que Vagner Medeiros integra também vem atuando em escolta de doações, como de medicamentos. “E também fazendo o embarque e desembarque de lanchas nos locais em que irão atuar, juntamente com bombeiros do Rio Grande do Sul e da Força Nacional”, relatou.

Essa missão de segurança está sendo reconhecida pela população e ocorre em apoio às unidades policiais que atuam em São Leopoldo, “em conjunto com a delegacia local, com a Draco e com a Brigada Militar. As pessoas nas ruas estão muito agradecidas com a nossa presença, pois estamos passando uma sensação de segurança. O pessoal vem agradecendo a nossa vinda para cá”, concluiu Vagner Medeiros.

A policial civil Elisângela também atua no policiamento de áreas atingidas pelas águas em Canoas e região. Desde que chegou ao local, a agente trabalhou na segurança dos barcos e lanchas de salvamento, no patrulhamento das ruas e dos abrigos de socorro às pessoas.

Na manhã desta quinta-feira (16), a policial civil atuou, conjuntamente com policiais de Tocantins e Minas Gerais, numa ação humanitária que possibilitou a entrega de doações ao Lar São José, em Gravataí/RS, onde cerca de 100 famílias estão abrigadas.

Corpo de Bombeiros de Sergipe

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) passou a atuar na região da Ilha de Toritama, no município de Rio Grande (RS), área afetada pela catástrofe registrada no Rio Grande do Sul. Os bombeiros militares estão em missão de ajuda humanitária e também de resgate de animais. Nesta quinta-feira (16), a equipe fez o transporte de um pônei por 10 km para um local seguro, indicado pelo proprietário do animal.

Além desse resgate, na quarta-feira (15), a equipe visitou duas vilas em uma região de várzea. As crianças da região também estão sem aula, pois os ônibus não conseguem acessar a localidade, que está alagada. Conforme a aspirante Mirian Oliveira da Silva, do CBMSE, parte dos moradores já havia saído após o aumento do volume da água na Lagoa dos Patos.

“Outra parte dos moradores se instalou em um camping, que é o ponto mais alto da localidade, e ficava visitando as casas para saber as condições que se encontravam e evitar saques. Já um terceiro grupo estava em uma casa que não foi atingida pela água”, descreveu a aspirante do CBMSE, que está atuando diretamente na missão de ajuda humanitária em Rio Grande (RS).

Na missão, o Governo de Sergipe, por meio do CBMSE, enviou viaturas, botes para salvamento, drones e outros equipamentos de salvamentos necessários para atuação em situações de desastres como a vivenciada pelo Rio Grande do Sul.

A equipe do CBMSE chegou ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (9), onde iniciou os trabalhos pelo município de Pelotas (RS). Desde sexta-feira (10), os militares atuam em Rio Grande (RS). A localização de atuação é definida pelo Gabinete de Gerenciamento de Crise do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros (Ligabom).

Os militares do CBMSE que já estão atuando para ajudar o povo gaúcho são especialistas em situações de catástrofes e já atuaram em situações similares, como Brumadinho (MG). Cinco são especialistas em atendimento em cenários de inundações. Um cão farejador e o bombeiro que o acompanha também foram encaminhados para a missão.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.