Destaque da NASA: Nebulosa do Anjo é a foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA nesta terça-feira (5) no site Astronomy Picture of the Day traz a nebulosa NGC 2170. Estas nuvens de poeira cósmica são conhecidas por terem cores e formatos espetaculares, e com a NGC 2170, não é diferente. 

  • Nebulosa rara ao redor de gigante vermelha ganha foto espetacular
  • O que é uma nebulosa e como ela se forma?

Mais conhecida pelo apelido de Nebulosa do Anjo, a NGC 2170 é uma nebulosa de reflexão encontrada na constelação Monoceros, o Unicórnio. Como indicado pelo nome, ela brilha refletindo a luz de estrelas próximas e quentes.  

NGC 2170, a Nebulosa do Anjo (Imagem: Reprodução/David Moulton)

Na foto, NGC 2170 aparece junto de outras nebulosas de reflexão com cor azulada, junto de uma região de emissão e nebulosas escuras. Várias estrelas coloridas completam a cena. 


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

NGC 2170 foi descoberta em 1784 pelo astrônomo alemão William Herschel. Ele construiu telescópios cuja resolução mostrou que muitos dos objetos classificados como nebulosas no célebre Catálogo de Messier eram, na verdade, aglomerados de estrelas.

Nebulosa de reflexão

Como mencionamos, NGC 2170 é uma nebulosa de reflexão, ou seja, é uma nuvem interestelar que reflete a luz de uma ou mais estrelas por perto. A energia destas estrelas não é suficiente para ionizar a nuvem e transformá-la em uma nebulosa de emissão, mas para ser dispersada em suas partículas, tornando a nuvem visível. 

É por isso que as nebulosas de reflexão costumam ser azuladas: a dispersão da luz azul é mais eficiente do que a vermelha. O processo é parecido com aquele que deixa o céu azul durante o dia e avermelhado durante o pôr do Sol.

Há cerca de 500 nebulosas de reflexão conhecidas, e muitas delas são encontradas junto das nebulosas de emissão. Neste caso, elas passam a ser chamadas de nebulosas difusas.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta terça-feira (5)
  • Tempestade solar gigante atinge várias sondas ao mesmo tempo
  • Repelentes contra dengue são tóxicos para pets?
  • 🚨 MUITO BARATO | Galaxy S23 de 256 GB em oferta imperdível com cupom
  • iPhone 16 Pro ainda pode estrear com novo design de câmera
  • Oscar 2024 | Quem são os favoritos da premiação?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.