Varejista Temu entra no Remessa Conforme e prepara chegada ao Brasil

A varejista chinesa Temu está preparando o início de suas atividades no Brasil. Sob o nome de Elementary Innovation Pte Ltd., a empresa já conseguiu autorização para atuar dentro do programa Remessa Conforme, faltando agora apenas alguns detalhes para a estreia. 

  • Amazon é processada nos EUA por práticas injustas e enganosas
  • Aprenda a fazer compras online de forma segura
Temu já tem site em português (Imagem: Captura de tela/Vinicius Moschen)

O Remessa Conforme é o programa do governo federal que garante isenção nos impostos de importação de mercadorias que custam até US$ 50. Além disso, ele também simplifica a passagem dos produtos pela Receita Federal, o que tende a reduzir o tempo de entrega. 

Como a Temu é rival de empresas como a Shein, Shopee e AliExpress, é esperado que grande parte dos itens comprados seja elegível para o programa. 


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Em seu site oficial, a Temu já indica que chegará ao Brasil “em breve”, e detalha o processo de compra dentro das normas vigentes. 

Empresa já está cadastrada no Remessa Conforme, que garante isenção dos impostos de impostação (Imagem: Freepik)

A adesão da Temu foi publicada em ato declaratório no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o ato, a autorização cobre exclusivamente as vendas realizadas por meio do site. 

Anunciado pelo governo no ano passado, o Remessa Conforme tem causado um embate com comerciantes nacionais, que se sentem prejudicados diante de uma suposta situação de concorrência desleal. Afinal, a alíquota de importação, que se torna isenta com o programa, chega a 60%, causando grande impacto no preço final. 

Recentemente, a Receita Federal entrou em uma nova fase do programa de importações, marcada pelo combate à chegada de produtos piratas. Para ajudar na fiscalização, órgãos privados podem usar o Sistema de Combate à Pirataria como uma ferramenta para direcionar os esforços da Receita. 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 🚨 MUITO BARATO | Compre Galaxy S23 Ultra de 256 GB com ótimo desconto
  • Quase 40% das páginas da web de 2013 sumiram, diz estudo
  • Qual é o melhor aplicativo de mensagens depois do WhatsApp?
  • Cientistas chineses descobrem cura do diabetes tipo 2
  • Descoberta sobre buracos negros confirma teoria de Einstein
  • WhatsApp vai restringir perfis que mandam muitas mensagens
Adicionar aos favoritos o Link permanente.