A fábrica da BMW localizada em Hams Hall, no Reino Unido, passou a contar recentemente com um “bom menino” para ajudar em tarefas como coleta de dados e monitoramento em tempo real das linhas de produção: trata-se de SpOTTO, um cão-robô de última geração, “adotado”, ou melhor, incorporado ao dia-a-dia da planta para auxiliar em diversos procedimentos.
- Robô da Boston Dynamics surge com roupinha de cachorro
- BMW i4 M50 | 3 motivos para comprar e 2 para deixar na loja
A BMW explicou que SpOTTO é um robô autônomo, na forma de cachorro, que “examina a planta, apoia a manutenção e garante que os processos de produção funcionem sem problemas”.
O cão-robô que “trabalha” na BMW é equipado com sensores visuais, térmicos e acústicos para atuar em cenários distintos: por um lado, coleta dados valiosos para o gêmeo digital da planta; por outro, atua como vigilante, supervisionando a manutenção das instalações de produção.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
“Virtualização, automação e inteligência artificial são pilares centrais da fábrica da BMW. Por isso, exemplos de aplicações ousadas e inovadoras como essa mostram toda a gama de possibilidades”, explicou Klaus von Moltke, vice-presidente sênior de produção de motores da BMW AG.

O que o cão-robô da BMW faz na fábrica?
SpOTTO, o cão-robô da BMW, utiliza seus múltiplos sensores para monitorar a temperatura dos equipamentos de produção e detectar, em tempo real, se algum está excessivamente quente, o que pode ser um indicativo de falha no sistema.
O “bom menino” também foi programado para detectar vazamentos nas linhas de ar comprimido utilizadas na produção da fábrica. Dessa forma, ao detectar de forma rápida qualquer fuga, o cão-robô auxilia na redução do consumo de energia.
Em relação à coleta de dados, SpOTTO opera em três níveis diferentes: gerando imagens 3D de toda a planta da BMW, alinhando uma enorme camada de dados e, por fim, classificando tudo o que foi coletado em unidades rastreáveis e de fácil entendimento.

Marco da Silva, Chefe de Desenvolvimento de Produtos Spot da Boston Dynamics, responsável pelo “nascimento” do cão-robô, está satisfeito com a forma como SpOTTO se integrou à fábrica da BMW.
“SpOTTO pode facilmente assumir a conclusão de inúmeras tarefas de monitoramento repetíveis para que a equipe de manutenção da planta possa se concentrar na manutenção. Estamos orgulhosos da forma como o robô foi integrado à fábrica”.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Windows XP conecta na internet e fica infestado de vírus em minutos
- IA Luzia não funciona mais no WhatsApp; saiba por que
- ChatGPT fora do ar? Usuários reclamam de instabilidade nesta terça (21)
- 🚨 MUITO BARATO | Compre Galaxy S23 Ultra de 256 GB com ótimo desconto
- ChatGPT com GPT-4o já está disponível de graça no Brasil; saiba como usar
- Microsoft Build 2024 | Edge vai traduzir vídeos em tempo real com IA