Corvos contam em voz alta como crianças pequenas

Os corvos estão entre os animais mais inteligentes do planeta. Agora, uma equipe de pesquisadores descobriu como é possível treinar essas aves para contar de um a quatro, em voz alta. Embora eles eventualmente errem, a capacidade de contagem é próxima da observada em crianças pequenas.

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Nesta missão de ensinar os animais a contarem, os cientistas do Instituto de Neurobiologia da Universidade de Tubingen, na Alemanha, “recrutaram” três corvos da espécie Corvus corone para o treinamento.

Até o momento, este tipo de alfabetização numérica não tinha sido observada em nenhuma outra espécie não humana. Isso apenas demonstra a inteligência destas aves, especialistas em se adaptar a condições adversas.


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Treinando corvos para contar

“Produzir um número específico de vocalizações com um propósito requer uma combinação sofisticada de habilidades numéricas e controle vocal”, afirmam os pesquisadores, em artigo publicado na revista Science. Aparentemente, os corvos podem desenvolver essa capacidade.

Corvos são ensinados a contar de um a quatro, como crianças pequenas (Imagem: Liao et al., 2024/Science)

Durante o treinamento, as aves foram ensinadas a associar números coloridos, de um a quatro, em uma tela a número determinado de sons. Para representar esse número, era preciso grasnar (“vocalizar”) o número de vezes correspondente. Em seguida, era necessário “bicar” a tela, demonstrando que a tarefa tinha sido realizada. 

A maioria dos corvos acertava as lições, com pequenos erros. Na interpretação dos cientistas, as aves não aprenderam por completo a relação simbólica entre a imagem dos números e os grasnados, mas, de forma intuitiva, conseguiram chegar a um resultado aproximado.

Uma das provas do aprendizado parcial é que os corvos não confundiam o número um com quatro grasnados, mas, sim, o número três com dois ou quatro grasnados.

“Nossos resultados demonstram que os corvos podem produzir, de forma flexível e deliberada, um número instruído de vocalizações usando o ‘sistema de número aproximado’, um sistema de estimativa de número não simbólico compartilhado por humanos e animais”, detalham os pesquisadores.

Covos e crianças

Traçando paralelos com o desenvolvimento humano, é dessa maneira que as crianças contam durante o processo de aprendizagem. Às vezes, numa contagem de uma 10, repetem duas vezes o mesmo número, por exemplo.

“Essa competência observada em corvos também reflete as habilidades de enumeração das crianças antes de aprenderem a compreender palavras com números cardinais e pode, portanto, constituir um precursor evolutivo da contagem verdadeira, onde os números fazem parte de um sistema de símbolos combinatórios”, completam os cientistas.

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