Desembargadora recebe Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar

 

A desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva recebeu durante Sessão Especial na tarde desta terça-feira (5) no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, a maior honraria do Poder Legislativo: a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. A Autoria é do deputado Georgeo Passos (Cidadania), que destacou a trajetória da homenageada. O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), ressaltou a importância da magistrada.

“É uma honra entregar a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar à desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que tem dado exemplo na sua luta como mulher sergipana. Infelizmente ela se despede semana que vem das atividades, mas tenho certeza que continuará dando grande exemplo e uma grande participação para todos nós. Digo que a doutora Elvira cumpriu muito mais do que a sua obrigação. Meus parabéns”, ressalta Jeferson Andrade.

Para o deputado Georgeo Passos, a entrega da maior honraria do Poder Legislativo à Drª Elvira Maria é o reconhecimento de uma história, de uma vida e de uma luta da desembargadora.

“Ela representa inclusive as mulheres do Poder Judiciário, que a gente sabe que ainda hoje é muito fechado e Dra Elvira Maria galgou diversos espaços a exemplo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral; então nada mais justo do que fazer essa homenagem no mês de março, dedicado às mulheres, agraciando a desembargadora em nome de todas as mulheres com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar aqui na Asssembleia”, afirma.

O governador Fábio Mitidieri (PSD) também participou da Sessão Especial, assim como a deputada Linda Brasil (PSOL), os deputados Luciano Bispo (PSD) e Marcos Oliveira (PL), o secretário-geral da Mesa Diretora, Igor Albuquerque, a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheira e ex-deputada estadual Susana Azevedo, juízes da ativa e aposentados, desembargadores, advogados, o secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo, o reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), Jouberto Uchôa de Mendonça, o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna de Assis Júnior, familiares e amigos da magistrada.

“Drª Elvira é uma pessoa que tem grandes serviços relevantes prestados à sociedade sergipana; ela está prestes a se aposentar, mas tenho certeza que cumpriu muito bem a sua missão e sempre será um orgulho pra todos nós e para o Judiciário sergipano”, entende o governador Fábio Mitidieri.

A juíza Rosa Geane Nascimento acrescentou: “Drª Elvira é uma pessoa muito especial que sempre prestou excelentes serviços ao Judiciário e eu tenho proximidade e carinho; trabalhei com ela e é uma homenagem merecidíssima. A Assembleia Legislativa de Sergipe fez uma coisa fantástica que é reconhecer o trabalho diuturnamente desempenhado pela colega. Estou muito feliz de estar aqui hoje para também prestar minha homenagem pessoal a essa pessoa maravilhosa”, acrescenta.

Homenageada

Natural de Itabaiana, Elvira Maria se formou no Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1972. Também pela UFS, concluiu o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, em 1978. Foi professora primária do Plano Nacional de Educação ; Auxiliar Administrativo da Reitoria da UFS; Auxiliar Judiciário e Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), tendo assumido a Direção Geral de Secretaria entre 1980 e 1984.

Ingressou no Judiciário sergipano em 1983, quando concorreu à vaga de Magistrada de 1ª Entrância do Estado de Sergipe, sendo aprovada em 4º lugar. Atuou na Turma Recursal como titular e suplente entre os anos de 1997 e 2013; foi diretora do Fórum Gumersindo Bessa, por um biênio, em 2003.

Na condição de Juíza Eleitoral, atuou diversas vezes, de 1984 a 2006. Foi membro titular do TRE-SE, no biênio 2011-2013, e da Ouvidoria da Corte Eleitoral entre 2012 e 2013. Foi titular da 18ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. No Tribunal de Justiça de Sergipe, substituiu membros da Corte em diversas oportunidades.

Tomou posse como desembargadora do TJSE em 2015 e no biênio 2021-2023, atuou como corregedora regional eleitoral do TRE-SE. Em fevereiro de 2023 assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe após ter sido eleita por aclamação; permanecendo no cargo até fevereiro de 2024, quando encerrou o período de permanência na magistratura.

Ao receber a homenagem, a desembargadora disse que estar muito grata à Assembleia Legislativa. “Na profissão da gente, essa homenagem é muito importante. Estou muito feliz e agradecida ao deputado Georgeo Passos, autor da propositura e aos demais parlamentares. Eu tenho muita afinidade com Georgeo porque fui juíza eleitoral de Ribeirópolis, quando o avô dele (Francisco Passos) foi candidato e era uma pessoa maravilhosa; enquanto político não me incomodou de jeito nenhum”, diz.

No discurso, a desembargadora enfatizou a importância do estudo e do conhecimento para galgar posições de destaque. “Nasci em Itabaiana, no agreste sergipano e com muito esforço pude vencer todos os desafios pela frente. Pela estrada encontrei alguns percalços; nada é fácil para quem nasceu no interior, naquela época e principalmente para uma mulher, mas a força feminina que em mim sempre habitou me impulsionou a conquistar um lugar valioso até para servir de exemplo a tantas mulheres. Sempre soube que para conquistar o que queria, poderia se dar através do estudo e do conhecimento. Fui atrás disso e aprendi muito durante a minha trajetória. Hoje posso dizer que saio da magistratura de cabeça erguida”, complementa.

A Mesa Diretora foi composta na Sessão Especial pelos deputados Jeferson Andrade e Georgeo Passos, a homenageada, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Ricardo Múcio Abreu Lima, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Diógenes Barreto e o sub-procurador geral do Ministério Público Estadual (MPE/SE), Ernesto Melo.

No plenário e nas galerias, familiares e amigos prestigiaram a entrega da Medalha do Mérito Parlamentar à desembargador Elvira Maria de Almeida Silva.

Fonte: Agência Alese

Adicionar aos favoritos o Link permanente.