Sono “reinicia” o cérebro e reduz conexões neurais

Durante as primeiras horas do sono, dormir ativa o botão reset do cérebro. É algo bem próximo do que acontece com um computador ou dispositivo eletrônico, já que as conexões neurais perdem força e são reiniciadas, garantindo a boa funcionalidade no dia seguinte. 

  • Sono não ajuda o cérebro a eliminar toxinas; entenda
  • Soneca durante o dia preserva a saúde do cérebro e evita doenças

É o que defende uma equipe de pesquisadores da University College London (UCL), após analisar as sinapses cerebrais do peixe-zebra (Danio rerio), enquanto dormiam e estavam acordados. Os dados foram publicados na revista Sleep Medicine Reviews.

Essas descobertas apoiam a hipótese da homeostase sináptica, na qual o sono é encarado como um importante mecanismo de reinicialização para a saúde geral do cérebro. Muito possivelmente, o mesmo processo ocorre nos cérebros humanos.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Cérebro no modo reset

“Quando estamos acordados, as conexões entre as células cerebrais ficam mais fortes e complexas. Se esta atividade continuasse intacta, seria energeticamente insustentável [ao longo dos dias e anos]”, explica Jason Rihel, professor da UCL e um dos autores do estudo, em nota.

Dormir é como apertar o botão reset do cérebro, já que o sono tem a função de reinicialização (Imagem: Freepik)

“Muitas conexões ativas entre as células cerebrais podem impedir que novas conexões sejam feitas no dia seguinte”, limitando o poder do cérebro, acrescenta o pesquisador, enquanto revela a importância do botão reset no sistema nervoso.

Ao enfraquecer as conexões por um curto período de tempo, durante a noite, é possível garantir que o cérebro esteja preparado para, no dia seguinte, aprender coisas novas e estabelecer outras conexões.

No caso dos peixes, as células cerebrais tinham mais conexões cerebrais ativas durante o período de vigília do que durante o sono. Quando os animais eram privados de dormir, o número de conexões continuava a subir até que pudessem ser reinicializadas, com a chegada do sono.

Mistérios do sono

Até o momento, os autores descobriram apenas o que acontece nas primeiras horas do sono, que é a fase de reinicialização. No entanto, novas pesquisas devem investigar quais outros mecanismos entram em operação durante as fases restantes do descanso. Recentemente, outro estudo descobriu que o sono não está conectado com a eliminação de toxinas no cérebro, como já se pensou.

 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Revelados os 7 emojis que devem chegar a WhatsApp, iPhone e Android em 2024
  • Crítica Furiosa | Vingança e correria sem usar todo o tanque de gasolina
  • 7 traduções de títulos de séries que não fazem o menor sentido
  • 4 alternativas à IA Luzia no WhatsApp após mudança na API
  • Startup acredita em transplante de cabeça; será mesmo possível?
  • Existe um lugar mais silencioso que o próprio silêncio
Adicionar aos favoritos o Link permanente.