Na manhã da próxima sexta-feira (31), a Lua, nosso satélite natural, irá passar em frente a Saturno, criando um “eclipse planetário” com o sexto planeta do sistema solar. O evento é chamado de ocultação lunar na astronomia, e será visível no sul do Brasil, bem como Argentina, Chile, Uruguai e algumas ilhas do sul, como as Malvinas, Geórgia do Sul, Santa Helena e Antártida.
- Destaque da NASA: ocultação de Urano pela Lua é a foto astronômica do dia
- Destaque da NASA: ocultação lunar de Vênus é a foto astronômica do dia
Como a Lua é um corpo celeste muito próximo da Terra, sua posição visível no céu varia a partir da posição do observador. A variação máxima na perspectiva é de 2º, o equivalente a quatro vezes o diâmetro da lua cheia. Quando o satélite natural passa em frente de um objeto alinhado consigo, um observador a vê bloqueando-o, enquanto outra pessoa do outro lado da Terra a vê a 2º do objeto.
Onde o eclipse de Saturno será visível?
Com base em previsões da posição dos corpos celestes, cientistas elaboraram um mapa da visibilidade da ocultação de Saturno pelo mundo. Dentro do contorno vermelho, será possível ver o planeta desaparecer atrás da Lua, e, dentro do contorno azul, seu retorno aos céus.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–

Na região com contorno contínuo, será possível ver o evento do “eclipse” com binóculos, e, na tracejada, onde ele ocorrerá acima do horizonte, mas talvez possa não ser visível por um excesso de luminosidade celeste ou alta proximidade da Lua ao horizonte.
Na região fora dos contornos, a Lua não irá passar em frente a Saturno em um ângulo perceptível ou estará abaixo do horizonte durante o fenômeno. Os corpos celestes poderão, no entanto, ficar visíveis próximos um ao outro durante o período da ocultação.
No Brasil, o evento irá começar às 06:48, horário de Brasília, e terá seu fim às 07:40. No país, a última ocultação de Saturno ocorreu em julho de 2019, e a próxima deverá ser em agosto deste ano.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
- IRPF 2024 | Os erros mais comuns que levam à malha fina
- PS5 Pro está pronto desde 2023, mas foi adiado por conta de GTA 6
- SpaceX marca lançamento do maior foguete do mundo para 5 de junho
- Assinantes do Meli+ terão acesso ao novo Disney+ com anúncios; veja o que muda
- Anomalia magnética que atinge o Brasil está crescendo e se movendo