O grupo espanhol Dia anunciou, nesta sexta-feira (31/5), que firmou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil. A operação será vendida para a gestora MAM Asset Management, que faz parte do Banco Master.
A venda ocorre dois meses após o Grupo Dia anunciar o fechamento de 343 supermercados no Brasil (entenda abaixo).
De acordo com a companhia, essa movimentação resultará no desinvestimento total do grupo no país e, com isso, a rede Dia afirma que vai “focar em seus mercados mais rentáveis”.
“O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de € 39 milhões [R$ 221,7 milhões, na cotação atual]”, destaca a nota enviada ao Metrópoles.
No momento, a efetivação da operação aguarda autorização de entidades financeiras do sindicato de bancos para ser concluída.
Fechamento de lojas e recuperação judicial
Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de recuperação judicial, após iniciar um processo de reestruturação no país em 14 de março. À época, o grupo espanhol decidiu fechar 343 supermercados e três centros de distribuição para “trazer maior estabilidade à sua operação”.
A rede informou que a medida é resultado de “persistentes resultados negativos” na subsidiária brasileira.
“Desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado. A situação culminou na decisão de focar na Espanha e Argentina, onde atualmente o Grupo Dia alcançou uma posição relevante, com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade”, informou a empresa.