Máfia italiana no Brasil: governo extraditará homem da ‘Ndranghetta

O Ministério da Justiça do governo Lula informou ao STF nesta terça-feira (5/3) que deu início aos trâmites para extraditar Vincenzo Pasquino, membro da máfia calabresa ‘Ndranghetta, à Itália.

Segundo o ofício destinado ao ministro Alexandre de Moraes e assinado pelo coordenador-geral de Extradição e Transferência de Pessoas Condenadas, Rodrigo Antônio Gonzaga Sagastume, “já foram iniciadas as gestões para a efetivação da extradição”. Os trâmites no ministério foram autorizados pelo secretário nacional de Justiça, Jean Uema.

Como mostrou a coluna há duas semanas, Moraes havia determinado ao governo que tomasse providências para a entrega de Pasquino às autoridades italianas.

Preso no Brasil desde maio de 2021, Vincenzo Pasquino teve a extradição autorizada pela Primeira Turma do STF em dezembro de 2022, mas o processo ficou suspenso durante 2023 porque ele havia pedido refúgio no Brasil.

A solicitação foi negada por unanimidade pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério Justiça, o que reabriu caminho para a entrega de Pasquino à Itália, conforme ordenou Alexandre de Moraes.

Detido pela Polícia Federal em um hotel na Paraíba ao lado de Rocco Morabito, um dos líderes da máfia e conhecido como “Rei da cocaína de Milão”, já extraditado, Vincenzo Pasquino responderá em seu país pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.