Governador de Sergipe autoriza financiamento para abertura de mais dez leitos de UTI pediátrica no Hospital Universitário

 

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou, na última sexta-feira (31), o decreto para financiamento de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) de Aracaju, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O intuito é atender à crescente demanda no atendimento infantil, especialmente durante o período sazonal, no qual tradicionalmente há um elevado acréscimo de casos de síndromes gripais.

“Já entregamos novos leitos da pediatria do Huse e vamos entregar dez no Hospital da Criança, na próxima semana. Há ainda leitos contratados do Hospital Santa Isabel – tudo isso para ampliarmos o número de leitos da pediatria e melhor atender as nossas crianças”, declarou Fábio.

Com a disponibilização dos leitos de UTI no HU de Aracaju, a rede estadual passará a contar com 322 leitos gerais de pediatria. No início de 2023, o estado contava com 238. A previsão é que, nos próximos dias, sejam entregues mais 32 leitos, totalizando 354 leitos pediátricos, além dos pontos de observação.

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, informou que, com as novas implantações previstas, serão, ao todo, 116 leitos a mais disponibilizados pelo governo do estado em um ano e cinco meses.

“A gente celebra esse financiamento para que, na próxima semana, esses leitos estejam em pleno vapor. O governo fez um plano de ampliação da rede assistencial como um todo e, em um ano e meio de gestão, ampliou a pediatria em mais de 40% de leitos nos mais diversos níveis de criticidade. Isso é um marco na saúde sergipana e, principalmente, na linha de cuidado pediátrica”, enfatizou.

A operacionalização dos leitos pelo HU se dará em parceria com a Prefeitura de Aracaju. O secretário municipal de Saúde, João Vitor Burgos Mota, agradeceu o empenho do Estado na parceria em busca de soluções efetivas para o período crítico. “A sazonalidade é um problema já conhecido, mas que se apresenta com peculiaridades a cada ano, e essa soma de esforços é necessária nesse enfrentamento”, discorreu.

Segundo o gerente administrativo do HU-UFS, Edélzio Costa Junior, a pretensão é que a parceria possibilite ampliar também a qualidade de atendimento na rede. “O Hospital Universitário forma a maioria dos nossos profissionais, e essa parceria vai trazer qualidade à assistência, para o presente e para políticas futuras. A gente acredita que possa contribuir bastante não só no atendimento, mas com futuros estudos sobre a sazonalidade”, disse.

Huse

Com o intuito de reforçar o atendimento em saúde pediátrica, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizou novos leitos da Ala Vermelha da Pediatria de Alta Complexidade do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). O setor passou de 11 para 17 leitos de suporte avançado e estabilização.

Foto: André Moreira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.