Casos de gripe aviária em humanos aumentam nos EUA

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirmou o terceiro caso da gripe aviária de alta patogenicidade em humanos entre os meses de maio e junho. O mais recente quadro de infecção pelo H5N1 foi relatado em uma pessoa que trabalhava com a criação de gado leiteiro no estado de Michigan.

  • Após gripe aviária infectar vacas, OMS avalia risco para humanos
  • Partículas de vírus da gripe aviária são achadas no leite nos EUA

Além dos três casos mais recentes de gripe aviária em humanos, os EUA têm um registro mais antigo, de 2022. Naquele ano, um paciente que trabalhava com a criação de aves foi infectado. No atual surto, todos os doentes têm relação direta com a criação de vacas e a produção de leite.

Segundo os dados do CDC, 68 rebanhos de gado para a produção de leite foram afetados pela gripe aviária, desde o início do ano. Amostras do vírus foram encontradas no leite.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Terceiro caso de gripe aviária nos EUA

Diferentemente dos outros dois casos, o paciente recém-infectado apresentou sintomas semelhantes aos da gripe “comum”, como tosse. Os outros dois infectados apresentaram apenas desconforto ocular. 

EUA confirmam o terceiro caso de gripe aviária em humanos neste ano (Imagem: Amber Kipp/Unsplash)

O estado de saúde do terceiro paciente infectado é estável, e ele é mantido em isolamento, dentro de casa. Familiares, pessoas próximas e outros funcionários da fazenda não apresentam sintomas da infecção.

Risco da gripe aviária

“Embora o atual risco para a saúde pública seja baixo, o CDC observa cuidadosamente a situação e trabalha com os estados para monitorizar as pessoas expostas a animais”, detalha a agência. Afinal, há um potencial pandêmico envolvendo o vírus, caso saia do controle. 

No último pronunciamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a doença zoonótica, os especialistas também projetaram um baixo risco, considerando que não há registros de transmissão do vírus da gripe aviária entre humanos. Até o momento, as infecções estão relacionadas com pessoas que tiveram contato com animais doentes, incluindo vacas ou aves.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Homem de Ferro ganha armadura que é uma carta de amor ao sci-fi retrô
  • BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
  • Crítica Imaculada | Muita promessa para pouco terror
  • ChatGPT libera acesso gratuito aos GPTs; veja os 10 mais legais
  • 6 anúncios mais aguardados da Computex 2024
  • Os 20 melhores filmes de terror da nova geração
Adicionar aos favoritos o Link permanente.