É possível monetizar um canal do Telegram se houver mais de 1 mil pessoas inscritas. Ao atingir essa marca, os proprietários conseguem receber comissão de pequenos anúncios exibidos nos grupos de transmissão.
- WhatsApp Business x Telegram Business: qual é melhor?
- Como assinar o Telegram Premium | Guia Prático
- Como achar grupos e canais no Telegram
O que é preciso para monetizar um canal do Telegram?
Em março de 2024, o Telegram anunciou a monetização para canais com mais de 1 mil pessoas inscritas. Isso significa que só é possível ganhar dinheiro pela plataforma oficial depois que o grupo reúne um grande número de acompanhantes.
A monetização acontece através de anúncios adquiridos com a plataforma de blockchain The Open Network (TON), que são exibidos dentro dos grupos públicos. Assim, os proprietários receberão 50% da receita gerada pela publicidade exibida no canal.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–

Qual é a plataforma de pagamento do Telegram?
O pagamento pela divulgação dos anúncios nos canais de transmissão do Telegram será realizado pelo portal Fragment. Os desenvolvedores explicam que o usuário pode sacar o dinheiro sem taxas ou investir em anúncios do mensageiro, nomes de usuários colecionáveis ou sorteios de Premium.
Como os anúncios são exibidos?
Os anúncios vão aparecer apenas nos grandes canais. O Telegram demonstrou durante o lançamento do recurso que a publicidade é exibida como se fosse uma mensagem, sem poluir o ambiente com grandes banners ou imagens que sobrepõem todo o aplicativo.
Além disso, os anúncios nunca vão aparecer nas conversas, listas de conversas e demais telas do mensageiro. “Os anúncios do Telegram não são baseados em dados de usuários”, afirmaram os desenvolvedores durante o lançamento da monetização de canais. “Eles dependem apenas do canal no qual você os vê – e beneficiam diretamente donos de canais.”

Dá para ocultar os anúncios?
Sim. Contas Premium contam com a opção de desativar a publicidade para ter uma experiência completamente livre de anúncios. Contudo, é preciso assinar o serviço para remover as propagandas dos canais com a monetização ativada.
Se você possui um negócio próprio, o Telegram também conta com a versão Business com recursos extras para impulsionar suas vendas e se aproximar dos seus clientes. Entre eles, as respostas rápidas e as informações extras no perfil, como o endereço e horário de funcionamento.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
- 25% dos celulares vendidos no Brasil são irregulares, revela pesquisa
- Danielzinho Grau roda com 1ª Cybertruck do Brasil em comunidade
- BYD dá carro híbrido a técnico do Palmeiras após gafe; veja como ele é
- IA da Apple deve ficar de fora de iPhones antigos; veja quais
- PS5 Pro está pronto desde 2023, mas foi adiado por conta de GTA 6