O mercado global de dispositivos vestíveis, que é liderado pela Apple com produtos como o Apple Watch e os AirPods, viu o crescimento de duas marcas chinesas no primeiro trimestre de 2024: a Xiaomi e a Huawei.
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De acordo com dados publicados pela agência IDC, a Maçã perdeu espaço em relação ao mesmo período do ano passado: atualmente a marca registrou 18,2% da fatia de mercado com 20,6 milhões de dispositivos remetidos. Para referência, o início de 2023 mostrou 24,5% e 25,4 milhões, respectivamente.
Os analistas do IDC indicaram que o declínio pode ter relação com a falta de novas gerações dos AirPods. Os envios de fones de ouvido (incluindo também modelos da Beats) caíram 18,8%, enquanto os do Apple Watch tiveram queda de 19,1%.
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Além disso, condições macroeconômicas pouco favoráveis também foram apontadas como vilãs. A falta de inovações relevantes não ajudou, já que permitiu a aproximação das rivais em termos de progresso tecnológico.

Em segundo lugar ficou a Xiaomi, com um crescimento de 43% em relação ao registrado no ano passado. Isso significa que a empresa atingiu 10,5% da fatia de mercado (contra 7,9% do ano passado), em um total de 11,8 milhões de dispositivos remetidos.
O crescimento da marca foi atribuído a um cenário de melhoria nas condições de consumo em países emergentes, onde a empresa costuma ter uma atuação mais forte. Além disso, o uso de relógios com o sistema operacional WearOS também ajudou a empresa a se tornar a terceira maior representante no ecossistema do Google, com preços médios mais altos para seus produtos.
Já a Huawei se beneficiou de sua retomada no mercado de smartphones, causada especialmente pela fabricação de celulares avançados com processadores próprios. Este efeito se reflete no mercado de vestíveis por conta das unidades oferecidas como brindes, além da formação de um ecossistema mais robusto.

Por isso, a empresa viu sua fatia de mercado subir de 6,1% para 9,6%, com um expressivo aumento de 72,4% na quantidade de vestíveis remetidos, em comparação com o mesmo período do ano passado.
No total, o mercado de vestíveis teve um aumento de 8,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. No entanto, o preço médio dos dispositivos vendidos mostrou uma queda de 11%, justamente pelo crescimento das empresas que não são a Apple.
Os resultados das principais marcas podem ser vistos na tabela abaixo, com remessas medidas em milhões de unidades:
Fatia de mercado – 1T 2023 | Fatia de mercado – 1T 2024 | Remessas 1T 2023 | Remessas 1T 2024 | Variação ano a ano | |
Apple | 24,5% | 18,2% | 25,4 | 20,6 | -18,9% |
Xiaomi | 7,9% | 10,5% | 8,2 | 11,8 | 43,4% |
Huawei | 6,1% | 9,6% | 6,3 | 10,9 | 72,4% |
Samsung | 9,0% | 9,3% | 9,4 | 10,6 | 13,0% |
Imagine Marketing | 6,2% | 5,4% | 6,4 | 6,1 | -4,8% |
Outras | 46,4% | 46,9% | 48,2 | 53,1 | 10,1% |
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