Com base na atualização dos boletins meteorológicos, a Defesa Civil de Aracaju emitiu, na noite desta quinta-feira (6), alerta de chuva moderada até o sábado (8). O órgão da Prefeitura de Aracaju, vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), encaminhou o aviso aos mais de 86 mil telefones móveis cadastrados no serviço de alerta por SMS 40199, para que a população possa redobrar o estado de observação, especialmente nas áreas de risco.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que além de manter a população informada, os órgãos da gestão municipal mantêm equipes em atenção para atuar diante das necessidades que possam surgir. “Os órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju estão com equipes de prontidão e preparadas para atuar, para reduzir riscos e transtorno à população, conforme diretrizes do Plano de Contingência, da capital”, explicou.
O alerta segue em vigor até às 19h50 de sábado (8). Caso sejam observados sinais de risco, como inclinação de árvores ou postes, rachaduras, afundamento de piso ou barulhos no madeiramento do telhado, assim como qualquer outra situação de anormalidade, a população deve acionar a Defesa Civil através do serviço emergencial 199, que está disponível 24h.
Alerta SMS
Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local que deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.
ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.
Fonte: AAN