Um contato mais intenso dos futuros médicos com o dia-a-dia dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é proporcionado através do Programa de Integração do Ensino à Saúde da Família (Piesf), um programa de extensão universitária desenvolvido pelo curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit). Nele, alunos dos primeiros períodos dos cursos criam e executam projetos de ação direta nas comunidades e bairros de Aracaju, através de visitas e trabalhos de campo em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal.
Ao todo, foram 45 projetos, voltados principalmente a áreas como educação em saúde, atenção primária, prevenção de doenças e alimentação saudável, entre outros temas. Os projetos do Piesf fazem parte da disciplina Saúde da Família e estão dentro da chamada Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), uma das metodologias de ensino adotadas pelos cursos de graduação da Unit, e que propõe um contato mais intenso com atividades práticas e demandas reais, desde os primeiros períodos do curso.
“O cenário principal da extensão é a saúde da família. Os alunos estão na Rede, estão nas UBS, e lá eles desenvolvem os projetos de extensão com seus grupos. Essa mostra faz parte da avaliação da disciplina, e agora os alunos estão colhendo os frutos do trabalho dos projetos. Aqui tem o casamento perfeito, que é juntar a extensão com a disciplina de Saúde da Família, explica André Luiz Baião Campos, coordenador do programa e professor de Medicina da Unit.
Esses projetos desenvolvidos ao longo do semestre letivo foram apresentados na última sexta-feira, 7, em uma mostra avaliativa para professores do curso. Além dos professores, os projetos também são acompanhados e avaliados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), atuam nas UBS e participam como co-orientadores dos projetos. Durante o projeto, os estudantes acompanham a rotina e os processos de trabalho de cada equipe nas UBS, além das visitas das equipes de Saúde da Família aos pacientes atendidos em cada unidade. Dessa forma, eles são desafiados a desenvolver projetos a partir das demandas nelas encontradas.
“O nosso objetivo é contribuir para o processo de formação mais humanizado dos alunos de Medicina. É o encontro dos conhecimentos dos saberes da academia com a dinâmica da população. O aluno se aproxima, sai dessa bolha do laboratório ou do conhecimento médico-clínico, para a articulação da sociedade, a política de saúde do SUS”, acrescenta a assistente social Maria José de Freitas Pereira, da SMS.
Além de atividades sobre prevenção e esclarecimento de doenças, os alunos também abordaram temas que guardam uma relação indireta com a saúde. É o caso do “Plantando o Futuro”, um projeto de educação ambiental com crianças e adolescentes na UBS Roberto Paixão, no bairro 17 de Março. “Quando a gente fez a nossa visita de reconhecimento do bairro, percebemos que tinha muito lixo e tinha poucas plantas nas praças, o que acabava inviabilizando o uso delas pelas crianças durante a tarde. Então, fomos na escola para fazer um projeto de conscientização ambiental com as crianças, explicando a importância de plantar árvores, da reciclagem de não jogar lixo no chão, etc”, explica a estudante Isa Raquel Oliveira Silva, uma das integrantes da turma.
Para o professor Heriberto Anjos, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Extensão da Unit (Niex), o principal impacto do Piesf na formação dos alunos é contribuir para o enfrentamento dos problemas sociais. “Os alunos procuram a trilha de aprendizagem, precisam observar os problemas que aquela comunidade tem, vai buscar uma solução, por isso tendo a orientação de um professor, e aí, com essa solução, ele vai fazer uma intervenção na comunidade, no sentido de melhorar a qualidade de vida e a saúde dessa população”, destacou.
Os melhores trabalhos da última mostra de projetos do Piesf serão indicados para publicação na revista científica Cadernos de Graduação – Ciências Biológicas e da Saúde, editado pela Editora Universitária Tiradentes (Edunit).
Fonte: Asscom Unit