É normal os homens dormirem depois do sexo? Sexólogas explicam

Já teve uma noite de sexo maravilhosa e se deparou com seu parceiro dormindo instantes depois? Embora possa parecer algo frustrante, é comum os homens adormecerem após transar. Isso acontece por várias razões, que vão desde aspectos fisiológicos até neurológicos.

Segundo a sexóloga Claudia Petry, especialista em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, a resposta sexual masculina envolve uma série de reações biológicas e hormonais que promovem o relaxamento e a sonolência após o orgasmo.

“Durante o orgasmo, o corpo masculino libera hormônios como a prolactina, que está associada à sensação de satisfação e ao ciclo de sono, e a oxitocina e vasopressina, que promovem a ligação emocional e o relaxamento. Além disso, há uma redução nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, contribuindo para uma sensação geral de bem-estar”.

5 imagens

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Witthaya Prasongsin/Getty Images

2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

RealPeopleGroup/Getty Images

3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Westend61/Getty Images

4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Larry Williams/Getty Images

5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

Carol Yepes/Getty Images

Além disso, é normal que os corpos “desacelerem”, o que estimula a sonolência, afirma a sexóloga Selina Nguyen, ao The New York Post. “Nossos músculos relaxam, nossa frequência cardíaca diminui e nosso sistema nervoso parassimpático é ativado, o que significa que estamos entrando em sistema de ‘descanso e digestão’”.

Outro ponto que ajuda a explicar a questão é que fazer sexo antes de dormir diminui em um quinto o tempo para adormecer. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Groningen, na Holanda, o sono mais rápido é alcançado em relações com parceiros e após o orgasmo ser atingido.

Foto colorida de um casal abraçado na cama - Metrópoles
Ficar mais de 30 dias sem sexo pode trazer mal-estar e sofrimento

Como lidar com a soneca pós-sexo

Como mencionado acima, algumas pessoas podem ficar desapontados com a soneca do parceiro pós-sexo. A dica da sexóloga Claudia Petry para lidar com isso é entender que essa é uma reação natural e biológica, não um sinal de desleixo ou desinteresse.

“Uma vez tendo conhecimento disso, uma comunicação clara sobre as expectativas e sentimentos de ambos os lados pode ajudar a alinhar as necessidades emocionais e físicas, promovendo compreensão e fortalecimento da relação”, elucida Petry.

Como os homens costumam adormecer após o sexo, é importante cuidar das necessidades da parceira, garantindo que ela também tenha atingido a satisfação sexual. “Caso contrário, ele pode segurar o sono e continuar a estimulá-la manualmente ou com o uso inteligente de sex toys”.

Claudia ainda alerta sobre a higiene. “Ambos devem fazer xixi após o ato para prevenir infecções urinárias e, se possível, tomar uma ducha rápida para manter a limpeza”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.