Nesta quinta-feira (13), é comemorado o Dia do Turista no Brasil

 

No dia 13 de junho é comemorado o Dia do Turista no Brasil. Esta data é destinada a valorizar as pessoas que gostam de viajar para explorar novos destinos ou revisitar lugares especiais, seja no Brasil ou ao redor do mundo. Visa, também, a ampliar a conscientização sobre medidas básicas a serem tomadas em viagens. O turista deve ser responsável e deixar uma boa impressão no local que visita.

A atividade turística tem colaborado para impulsionar diversas economias pelo mundo. Os turistas movimentam a economia dos países, com gastos em hotéis, restaurantes, aluguéis de veículos, agências de viagens e tantos outros setores que são beneficiados pelo turismo.

Existe uma gama de serviços que atraem mais pessoas para uma localidade, como ecoturismo, turismo de lazer, gastronômico, de aventura, esportivo, religioso, entre outros.

“O turista precisa de orientação e educação, para ajudar a causar o menor impacto no lugar de visitação. Até porque não é só impacto no ambiente, mas também existe o cultural”, salienta Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

As viagens motivadas pela fé mobilizaram muitos turistas. Entre os maiores destinos de turismo religioso consolidados no país estão o Círio de Nazaré (Belém, PA); a terra da Padroeira do Brasil ( Aparecida, SP); a Romaria a Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), que recebe devotos de Padre Cícero; e a Romaria a Nova Trento (Nova Trento, SC), onde está o Santuário da Madre Paulina.

Para o ecoturista tudo é válido, desde vulcões, borboletas, baleias, pássaros, o mar, animais silvestres, insetos ou um simples arco-íris.

O turismo de natureza tem sido um importante agente de preservação ambiental, promovendo a visitação responsável e sustentável nessas áreas naturais, fornecendo uma conexão direta entre as pessoas e o meio ambiente, e gerando benefícios econômicos para as comunidades locais.

“Esta data é excelente oportunidade para celebrar a riqueza natural do Brasil e destacar a importância do turismo como uma ferramenta eficaz para promoção do desenvolvimento sustentável”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Fonte: Folha Vitória

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.