Em abril, o comércio varejista ampliado de Sergipe enfrentou uma queda de 2,2% em suas vendas em relação a março, conforme ajuste sazonal. Entretanto, na comparação anual, houve um aumento significativo de 8,7%. No acumulado dos últimos doze meses, o crescimento foi de 4,6%.
Os dados são provenientes da análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), baseada na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.
O comércio varejista ampliado inclui vendas do varejo restrito, materiais de construção e veículos, motos, partes e peças. Em relação à receita nominal do comércio ampliado, houve uma diminuição de 1,6% comparado a março, mas um aumento de 11,5% em relação a abril do ano passado. No acumulado de doze meses, registrou-se um crescimento de 6,1%.
No segmento do comércio restrito, as vendas aumentaram 0,1% em comparação com março, enquanto a receita nominal cresceu 0,6%. Em relação a abril de 2023, as vendas do comércio restrito tiveram um incremento de 5,1%, com a receita nominal aumentando 8,9%.
Ao longo dos últimos doze meses, o comércio varejista restrito apresentou um crescimento de 2,0% no volume de vendas e de 3,8% na receita nominal.
*Com informações NIE/FIES