Dia Internacional da Mulher: 6 livros inspiradores para comunicadoras

Nesta sexta-feira (8/3), celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião para reconhecer as conquistas, desafios e contribuições delas em todas as esferas da vida. No mundo do marketing, por exemplo, elas desempenham um papel fundamental, trazendo criatividade, perspectivas únicas e liderança inspiradora para o setor.

Para inspirar e capacitar outras mulheres no mercado de marketing, algumas das principais profissionais do setor compartilham recomendações de leitura.

Esses livros oferecem insights valiosos, conselhos práticos e histórias inspiradoras que podem ajudar as mulheres a alcançar o pleno potencial no mundo do marketing. Confira:

O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas

Indicado por Roberta Savattero, diretora global de marketing da Clara

Embora o livro possa parecer direcionado ao público empreendedor, as lições são universalmente aplicáveis, especialmente para as mulheres que atuam no contexto competitivo e em constante evolução do marketing.

Em primeiro lugar, o livro oferece uma visão crua e sem filtros dos desafios relacionados à liderança, tomada de decisões e resiliência — temas que ressoam profundamente com as mulheres que buscam sucesso em indústrias dominadas por homens.

Além disso, o livro enfatiza a importância da adaptabilidade e inovação na superação de obstáculos, qualidades essenciais para quem navega pelas tendências de consumo em constante mudança e pelas tecnologias emergentes.

O livro ainda destaca a importância de construir redes fortes e de apoio — um lembrete para as mulheres no marketing buscarem mentores, aliados e comunidades que as capacitem e as fortaleçam.

Ao explorar as complexidades da liderança, esse livro reforça a importância de uma mentalidade voltada para o desenvolvimento de estratégias necessárias para prosperar em meio à adversidade e à incerteza. Como lição, fica a reflexão de que todos os jardins têm problemas e a nossa capacidade de conseguir resolvê-los é o que determinará se teremos sucesso ou fracassaremos.

O momento de voar: como o empoderamento feminino muda o mundo

Indicado por Ludmila Senra, coordenadora de marketing do Moskit CRM

O livro de Melinda Gates conta a história por trás da filantropia. Melinda aborda a vida pessoal e profissional, além de contar como conheceu Bill Gates, quando ambos trabalhavam na Microsoft e como ela fez a transição de carreira até criar uma fundação, criada para tratar questões de igualdade de gênero, empoderamento feminino e oportunidades melhores para mulheres.

Nesse livro, a autora deixa claro a importância e o impacto que as mulheres podem fazer na vida de outras mulheres. Em todas as passagens, uma mulher abriu caminhos para que outras pudessem ter oportunidades melhores de trabalho e de vida.

A autora descreve o trabalho de mais de 20 anos, prezando para que mulheres tenham saúde reprodutiva, acesso à moradia e trabalho digno.

Por fim, a mensagem que fica é que todos têm algo a oferecer e que podemos fazer parte de algo maior. Para as mulheres, precisam apenas de coragem e oportunidade para terem o momento de voar.

#Bora Inspirar II: 17 histórias de liderança na transformação

Indicado por Adriana Majella, diretora da bauc.experience

Bora Inspirar II é um livro que mostra a força, a criatividade e a resiliência de 17 mulheres em posição de liderança. Mulheres que desbravaram os próprios caminhos e se tornaram verdadeiras agentes de mudança nos respectivos campos de atuação.

Não há desafios que uma mulher não consiga desbravar quando ela acredita, quando há um propósito ou quando ela tem uma inspiração que já foi lá e fez.

Esse livro faz toda mulher sentir a própria força e acreditar que sim, ela pode sempre mais e que, juntas, são sempre mais fortes.

Uma leitura gostosa, divertida e absurdamente inspiradora. Impossível ler e não se transformar em mais um exemplo de mulher que faz e que inspira.

Garra: o poder da paixão e da perseverança

Indicado por Ana Paula Feitosa, diretora da Yolk

Crescemos em uma sociedade que coloca cobrança de inteligência e capacidade acima de tudo e Angela Duckworth nos traz reflexões extraordinárias sobre capacidade, sobre esforço, sobre perseverança. A psicóloga e pesquisadora nos brinda com equações como: talento + esforço = habilidade e habilidade + esforço + realização.

Ela traz histórias inspiradoras de desafios vencidos com muita perseverança, nos fala sobre resiliência, que é o que considera fundamental para se alcançar o sucesso.

Para mulheres que estão pensando em empreender ou seguir na carreira para voos mais altos, esse livro apresenta uma perspectiva muito boa.

A autora nos leva a repensar a nossa visão sobre o sucesso, ela nos faz questionar o quanto os talentos naturais são superestimados e que paixão e perseverança – pelo que fazemos e como fazemos – é o que faz as nossas realizações serem extraordinárias.

The JOLT Effect: how high performers overcome customer indecision

Indicado por Beatriz Marques Vieira, country manager para o Brasil da Hootsuite

Esse livro é um guia no enfrentamento de um desafio comum: o medo de correr riscos e “vender” nossos projetos. A obra apresenta uma perspectiva sobre como superar a indecisão corporativa diante da relutância de consumidores B2B e líderes em adotar inovações.

O autor aponta que a hesitação, muitas vezes alimentada pelo medo de errar, cria um obstáculo significativo entre a intenção e a ação.

The JOLT Effect revela que as pessoas temem mais as consequências de escolhas mal-sucedidas do que oportunidades perdidas.

A (r)evolução do branding

Indicado por Karolliny Marinho, coordenadora de Marketing da Octadesk

A talentosa Ana Couto, uma das principais autoridades em branding no Brasil, nos presenteia com A (r)evolução do Branding. Couto não apenas compartilha a experiência, mas também nos guia por meio de um conjunto de princípios e práticas que podem transformar a maneira como vemos e conduzimos o branding.

Durante a leitura, o que mais impressiona é a abordagem, que não se limita a simples mudanças superficiais, mas sim nos convida a uma profunda reflexão sobre a essência de uma marca e a relação dela com o mundo ao redor.

Com casos reais, tanto globais quanto brasileiros, Ana enriquece ainda mais a leitura. Portanto, se você é uma mulher no campo do marketing, esse livro é uma leitura obrigatória.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.