Soneca pode compensar uma noite maldormida?

Uma soneca durante o dia compensa o sono perdido da noite? A resposta não é simples como um “sim” ou “não” — todo bom cientista vai responder que “depende”. Se você procura ficar mais alerta e raciocinar mais rápido para o trabalho, o soninho de meia hora durante a tarde pode valer a pena, mas saiba que você não vai recuperar o corpo ou a mente totalmente, mesmo que durma mais.

  • Soneca durante o dia preserva a saúde do cérebro e evita doenças
  • Sonecas frequentes sugerem risco de hipertensão e AVC, segundo estudo

Há de se levar em conta, também, os impactos na saúde que a falta de sono pode trazer. Riscos à saúde como pressão alta, diabetes, estresse, doenças coronárias, derrame e obesidade estão relacionados ao sono de baixa qualidade. Vale lembrar que não é só a quantidade de sono — as recomendadas sete horas, no mínimo, para adultos — que deve ser levada em conta, mas também a qualidade.

Ciclos do sono

Para entender a relação entre os cochilos e o sono de qualidade, precisamos falar sobre os estágios do sono. Durante a noite, passamos por ciclos de cerca de 90 minutos, com quatro estágios diferentes. Os dois primeiros são de sono leve, quando há relaxamento dos músculos, queda da temperatura corporal e dos ritmos cardíaco e respiratório.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Os ciclos de sono se estendem por cerca de 90 minutos, e, quando não conseguimos passar por todos eles constantemente, a saúde fica prejudicada (Imagem: PxHere/Domínio Público)
Os ciclos de sono se estendem por cerca de 90 minutos, e, quando não conseguimos passar por todos eles constantemente, a saúde fica prejudicada (Imagem: PxHere/Domínio Público)

Já o terceiro estágio é o que se conhece como sono profundo, com os músculos e os olhos relaxam totalmente e o corpo se põe a construir e reparar músculos, ossos e tecidos em geral, consolidar memórias e fortalecer o sistema imune.

Por fim, há o famoso sono REM (sigla inglesa para “rapid eye movement”, ou movimento rápido dos olhos, em tradução livre), que não é tão profundo, mas é responsável pela maior parte dos sonhos e está, muito provavelmente, associado a guardar memórias e regular o humor e o aprendizado.

Perder um pouco de sono de vez em quando não é o fim do mundo, mas quando não passamos por todos os estágios do sono por muitas noites seguidas, a saúde começa a ficar prejudicada. 

Tirar sonecas de mais de 90 minutos pode nos deixar grogues, então o melhor é mantê-las em até 30 minutos (Imagem: Miikka Luotio/Unsplash)
Tirar sonecas de mais de 90 minutos pode nos deixar grogues, então o melhor é mantê-las em até 30 minutos (Imagem: Miikka Luotio/Unsplash)

Soneca faz bem ou mal?

A notícia ruim é que um cochilo não complementa uma noite mal dormida, exatamente. Sonecas curtas — de menos de 90 minutos — geralmente só passam pelas fases mais leves do sono, e não pela parte realmente restauradora, ou seja, a mais profunda.

Quando a soneca passa de 90 minutos, até podemos ter os benefícios do sono profundo, mas a chance de acordar “grogue” e com menos concentração é maior. A questão fica, então, com os benefícios que você procura com a soneca. Dormir entre 20 e 30 minutos pode melhorar o tempo de reação e a memória, ajudando a trabalhar e se concentrar melhor, sem deixar “grogue” ou atrapalhar o sono noturno.

Sonecas são boas para quem trabalha em turnos incomuns ou não pode dormir a noite toda, mas um especialista do sono pode ajudar em casos mais graves (Imagem: Twenty20photos/Envato)
Sonecas são boas para quem trabalha em turnos incomuns ou não pode dormir a noite toda, mas um especialista do sono pode ajudar em casos mais graves (Imagem: Twenty20photos/Envato)

As sonecas podem ser importantes para quem trabalha em turnos diferenciados, como pilotos comerciais, médicos e seguranças, mantendo-os alertas. Para pessoas mais velhas, a soneca também pode ajudar quando questões relacionadas à idade impedem os ciclos de sono de se completarem à noite, quando há a necessidade de acordar para ir ao banheiro, por exemplo.

A dica, então, é manter as sonecas em até 30 minutos de duração e, de preferência, à tarde. Se o problema for cansaço crônico ou uma necessidade constante de tirar sonecas, o melhor a fazer pode ser procurar um profissional do sono, que poderá sugerir exercícios específicos ou até terapia cognitivo-comportamental, ajudando a alcançar o sono necessário para uma boa rotina.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Remédio que faz dente nascer de novo será testado no Japão
  • Sicoob confirma que sofreu ataque cibernético nesta segunda (24)
  • Cromossomo Y está evoluindo muito mais rápido que o X
  • Adeus! Microsoft desativa seu último data center submerso
  • Magalu e AliExpress firmam parceria histórica para venda de produtos
  • 📱CUPOM EXCLUSIVO | Galaxy S24 Ultra está muito barato em versão de 512 GB
Adicionar aos favoritos o Link permanente.