Microsoft corrige bug na reprodução de vídeos no Windows

A Microsoft resolveu um bug que afetava o uso da webcam, a reprodução e a gravação de vídeos nos Windows 10 e 11. O problema envolvia o codec de vídeo WVC1 e foi corrigido a partir da atualização opcional KB5034204, publicada no dia 23 de janeiro.

  • PCs com Windows 11 terão atualização forçada para versão 23H2
  • Copilot | IA vai realizar mais ações no Windows 11

A situação demorou muito tempo para ser resolvida: os primeiros registros do bug apareceram após o lançamento da atualização KB5027303, de junho do ano passado. Durante o período, a Microsoft oferecia algumas correções temporárias nos sistemas afetados, mas disponibilizou uma solução geral somente com o update lançado em janeiro deste ano.

Em nota, a empresa reforça que alguns apps mostravam falhas durante a reprodução de vídeo e que “algumas câmeras e webcams poderiam não funcionar se usassem o codec WVC1 por padrão”.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Como resolver o problema no Windows

O problema foi encontrado nas versões 21H2 e 22H2 do Windows 11, além do Windows 10 22H2. Você precisa apenas atualizar o sistema para uma versão mais recente para corrigi-lo:

  1. Abra as configurações;
  2. Selecione “Windows Update”;
  3. Clique em “Verificar se há atualizações”; 
  4. Baixe o novo patch.
Atualize o Windows para corrigir o bug no codec de vídeo (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

O que é um codec?

Junção dos termos “codificador” e “decodificador”, o codec é um componente capaz de comprimir e descomprimir um arquivo de áudio, imagem ou vídeo: no primeiro caso, ele pode diminuir o tamanho total do documento para facilitar o compartilhamento. Na segunda situação, ele decodifica todos esses dados comprimidos para garantir que você consiga reproduzi-los com a maior qualidade possível.

É por isso que é necessário baixar um software reprodutor de mídia para abrir certos formatos de arquivos — esses programas já são equipados com os codecs necessários para a função e você não precisa instalá-los individualmente.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Estrutura misteriosa em forma de onda está se movendo por nossa galáxia
  • Brasileiro pode ter descoberto planeta escondido no Sistema Solar
  • Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
  • Objeto misterioso brilha no céu do RS nesta quarta (21)
  • Semana do Cinema 2024 traz ingressos a R$ 12 em todo o Brasil
  • Apple libera iOS 17.4 Beta 4 com novidade no CarPlay
Adicionar aos favoritos o Link permanente.