NVIDIA anuncia ferramentas para desenvolver robôs humanoides

A NVIDIA anunciou nesta segunda-feira (29), durante a SIGGRAPH 2024, que está disponibilizando para fabricantes de robôs e devs de IA e de software uma série de ferramentas para auxiliar o desenvolvimento da próxima geração de robôs humanoides. A suite que a companhia está oferecendo inclui serviços, modelos e plataformas computacionais que cobrem do desenvolvimento ao treinamento e construção desses robôs.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • NVIDIA quer liderar nova revolução industrial com robôs e IA
  • Conheça a tecnologia da NVIDIA que promete criar um multiverso virtual

“A próxima onda da inteligência artificial será focada em robótica, e o mais empolgante disso é o desenvolvimento de robôs humanoides”, disse o CEO e fundador da NVIDIA, Jensen Huang. “Estamos alavancando nosso setor de robótica, oferecendo acesso às nossas plataformas, bibliotecas e modelos de IA a desenvolvedores e companhias que queiram utilizá-los”.

A suíte de ferramentas oferecida pelo Time Verde inclui o NVIDIA NIM, um conjunto de microsserviços e frameworks de aprendizado e simulação de robôs; e o NVIDIA OSMO, serviço que permite a execução de múltiplas cargas de trabalho de robótica. Além disso, a empresa liberou um conjunto de fluxos de trabalho para que desenvolvedores treinem robôs com o auxílio de IA e pequenas amostras de dados humanos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que são o NVIDIA NIM e OSMO?

O NVIDIA NIM é um conjunto de microsserviços que contêm contêineres pré-criados pelo software de inferência da companhia. Graças a esses contêineres e suas instruções, desenvolvedores podem reduzir o tempo de deploy de semanas para minutos.

 

O NIM também permite simular fluxos de trabalho para IA generativa, além de criar dados de movimento sintéticos a partir de dados obtidos de dispositivos como o Apple Vision Pro.

Na prática, o NIM oferece uma forma facilitada de input para treinar robôs humanoides e a forma como eles se movimentam, além de reduzir drasticamente o tempo que leva para instalar e atualizar o software embarcado neles.

Enquanto isso, o OSMO é um serviço baseado na nuvem que permite aos profissionais criarem e gerenciarem fluxos de trabalho complexos utilizando uma pluralidade de recursos computacionais.

Com isso, empresas e desenvolvedores conseguem reduzir o tempo de treinamento e simulações, já que têm à disposição um dashboard para visualizar e gerenciar um punhado de tarefas ao mesmo tempo — incluindo a geração de dados sintéticos, modelos de treinamento, aprendizado por reforço e implementação de software para teste e escalonamento.

Como funciona o treinamento de robôs humanoides da NVIDIA?

Criar modelos de treinamento para robôs humanoides exige uma quantidade absurda de dados e, com os anúncios feitos na SIGGRAPH 2024, a NVIDIA quer simplificar esse processo. Para isso, a companhia está apostando na captura de dados humanos a partir de teleoperação.

Isso pode ser feito a partir de dispositivos como o Apple Vision Pro, que, quando usado, registra um pequeno volume de dados que servirão de amostra para o Isaac Sim e o MimiGen NIM — duas ferramentas de simulação e geração de dados de movimento sintéticos inclusos nestas ferramentas disponibilizadas pela NVIDIA agora.

Depois disso, todos esses dados alimentam o Project GROOT, um modelo de aprendizado e treinamento generalista que tem como objetivo fazer robôs reconhecerem expressões faciais, tom de voz e gestos humanos. O framework Robocasa NIM é outra etapa importante nesse ciclo, responsável por gerar experiências a partir do que é fornecido ao Project GROOT e retreinar os modelos de robôs humanoides.

Graças a esse ciclo contínuo de obtenção simplificada de dados, geração de dados sintéticos de movimentos e retreinamento de modelos de robôs humanoides, a NVIDIA quer simplificar um processo que é extremamente complexo.

“Desenvolver robôs humanoides é um trabalho extremamente complexo e que requer uma quantidade gigantesca de dados reais, tediosamente capturados a partir do mundo real”, destacou o CEO da Fourier, Alex Gu, ao falar dos benefícios da abordagem apresentada pelo Time Verde. “As novas ferramentas de simulação e desenvolvimento de IA generativa da NVIDIA ajudarão a dar início e acelerar o desenvolvimento de fluxo de trabalho”.

Framework Project GROOT é um dos pontos centrais da empreitada da NVIDIA para desenvolvimento de robôs humanóides (Imagem: Divulgação/NVIDIA)

Disponibilidade

Ao todo, a NVIDIA está disponibilizando três plataformas computacionais para auxiliar o desenvolvimento de robôs humanoides. São eles:

  1. Supercomputadores de IA para treinamento de modelos;
  2. NVIDIA Isaac Sim para ensinar e refinar habilidades aos robôs em um ambiente virtual;
  3. NVIDIA Jetson Thor, um robô humanóide para rodar testar e rodar os modelos.
NVIDIA Jetson Thor é o primeiro computador feito para rodar modelos de IA específicos para robôs humanóides (Imagem: Divulgação/NVIDIA)

Todas as três plataformas podem ser usadas por empresas e desenvolvedores, que também podem contratar apenas porções específicas delas através do Programa de Desenvolvimento de Robôs humanoides da NVIDIA. Por enquanto, todos os recursos estão em acesso antecipado, à exceção do NVIDIA NIM — cujo lançamento ocorrerá em breve.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
  • Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas começa nesta segunda (29)
  • Redes de fibra ótica são sabotadas na França, diz polícia
  • Passar horas vendo memes e bobagens na internet deteriora o cérebro
  • MEI tem até quarta (31) para cadastrar dados no DET; saiba como
  • Como a CIA “sequestrou” uma sonda lunar soviética
Adicionar aos favoritos o Link permanente.