A Samsung atualizou sua linha de Smart TVs em maio de 2024 e trouxe ao mercado modelos de diversas categorias. Uma delas foi a QN90D, uma TV que promete uma ótima qualidade de imagem graças à combinação de um painel Neo QLED com tecnologia Mini LED.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 7 TVs para assistir aos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Eu testei o modelo pelos últimos dias e agora conto o que achei dela e se vale a pena comprá-la ou se é melhor apostar em outra alternativa.
Este é o CT Eletro, o mais novo projeto do Canaltech! Nossa missão de ajudar você a escolher produtos eletrônicos agora se estende a um universo ainda maior. Com o CT Eletro, você terá acesso às informações mais atualizadas e confiáveis sobre os melhores produtos para o seu lar. Estamos aqui para tornar suas escolhas mais simples e acertadas quando se trata de tornar sua casa um lugar mais confortável e funcional.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- 🛒 Veja ofertas da Samsung QN90D no Mercado Livre
- 🛒 Veja ofertas da Samsung QN90D na Amazon

Prós
- Ótima qualidade de imagem
- Recursos de IA para aprimorar o som e imagem
- Navegação fluída
Contras
- Sem opções acima de 65 polegadas
Design e construção
A Samsung QN90D segue a proposta da marca de oferecer um maior minimalismo, com molduras bem finas. No entanto, a parte inferior é um pouco maior do que as demais. Isso não chega a ser um problema: ela não fica feia por conta disso, mas é um detalhe notável.

A construção é bem robusta e dá para ver que ela é um modelo que pode resistir longos anos de uso. As bordas são bem discretas e finas, então se você gosta de usar a TV pendurada na parede, ela cai muito bem nisso. Se optar por deixar em cima de um móvel, a base é centralizada e bem pesada, de forma que consegue sustentar bem o peso total do produto.
Um ponto negativo é que ela tem poucas opções de tamanho e vai de 43 a 65 polegadas. É curioso isso, já que até mesmo modelos de entrada, como a DU8000, tem variedades de 43 a 85 polegadas.
Qualidade de imagem
Em relação à qualidade de imagem, a QN90D é uma ótima opção para quem é mais exigente com exibição. Com uma tela Neo QLED com tecnologia Mini LED, ela oferece muita definição e um contraste superior, quase parecido com o que é visto em painéis OLED.
Eu achei o nível de cores bem realista, sem deixar uma imagem muito saturada e nem “sem graça”. Além disso, a TV também conta com um bom nível de brilho e permite uma visualização excelente em vários cenários.
A televisão conta com uma taxa de atualização nativa de 120 Hz, que pode chegar a 144 Hz para a reprodução de jogos, graças a tecnologia Motion Xcelerator. Quanto às tecnologias de imagem, a Samsung ainda não oferece suporte para conteúdos em Dolby Vision, mas traz HDR10+.

Por fim, ela também tem um revestimento anti reflexo, que não chega ao mesmo nível da The Frame, por exemplo, mas ajuda bastante a diminuir interferências do ambiente. Isso é ainda maior considerando que o nível de preto exibido por essa tela é bem profundo.
“A qualidade de imagem da Samsung QN90D chama bastante atenção pelo nível de preto que ela consegue atingir, dando um contraste excelente em cenas escuras. O revestimento anti-reflexo deixa ainda melhor para assistir sem muita interferência do ambiente.”
Qualidade sonora
A QN90D me surpreendeu bastante em relação à qualidade de áudio, tanto pelo volume máximo — que é consideravelmente alto — quanto com o equilíbrio sonoro. Ela tem potência total de 60 W, com 4.2.2 canais de áudio. Assim, o som fica bem distribuído no ambiente.

Ela traz, ainda, recursos como som adaptativo, sincronia sonora, amplificador de som e conta com suporte para reprodução de conteúdos em Dolby Atmos.
Recursos de IA para som e imagem
A novidade na nova geração de TVs da Samsung é o uso de inteligência artificial para o aprimoramento de som e imagem. Para exibição, ela identifica o conteúdo em reprodução e otimiza a qualidade da tela. Por exemplo, a TV “sabe” quando o usuário abre um jogo de futebol e deixa a imagem mais intensa, vívida.
Para som, ela tem o controle de volume automático, que reconhece quando o barulho no ambiente está alto para aumentar o nível sozinha. Assim, quando estiver assistindo filme em família e algumas pessoas começarem a conversar alto, a TV aumenta o volume sem que o usuário precise pegar o controle.
Sistema operacional, controle e conectividades
A Samsung QN90D conta com o sistema operacional Tizen e a interface utilizada segue o padrão dos novos modelos da marca. Isso quer dizer que ela tem um menu principal que centraliza todos os aplicativos e configurações da TV, em vez do menu em carrossel visto nos modelos de gerações passadas.

Mas, fora o menu centralizado, o software tem alguns pontos fortes que valem a pena mencionar. O primeiro — e mais interessante — é o Gaming Hub, que permite aproveitar jogos na nuvem do Xbox Game Cloud e Nvidia GeForce Now. Assim, você não precisa de um console da geração atual ou PC para aproveitar games mais recentes — desde que tenha uma assinatura de um dos serviços, é claro.
Outro ponto é o suporte ao Smart Things, que permite controlar recursos da TV pelo celular ou comandar itens de casa inteligente — como lâmpadas e tomadas — direto da TV, sem sequer sair do filme ou série em reprodução.
O controle remoto é outro ponto forte, apesar de não ser nenhuma novidade mais. O acessório de todas as TVs mais recentes da marca conta com a tecnologia SolarCell, que tem uma bateria interna carregada por luz solar ou ambiente. Assim, ele não usa pilhas e sempre tem carga.
Para conectividade, a QN90D atende muito bem. Ela conta com quatro portas HDMI, sendo que todas conseguem atingir uma taxa de quadros de 144 Hz. Além disso, ela possui duas entradas USB, para conexão de armazenamento externo ou energizar dispositivos. A versão do Bluetooth é 5.2 e ela tem suporte para Wi-Fi 5.
“Assim como em outras TVs da Samsung, os recursos do Gaming Hub podem fazer a diferença na hora de escolher entre essa TV ou de outra marca, já que, principalmente, dispensam a necessidade de um console para aproveitar jogos da geração atual.”
Concorrentes diretos
Os principais concorrentes da Samsung QN90D são as TVs da linha QNED da LG. Assim, a QNED90 lançada em 2024 é uma boa opção e mais acessível que a opção da Samsung. O modelo de 65 polegadas, por exemplo, custa R$ 7.600 no site oficial da marca, enquanto o preço sugerido da QN90D do mesmo tamanho é R$ 11.000 para o pagamento parcelado.
Em relação às tecnologias, elas são bem parecidas: oferecem tela Mini LED, resolução 4K, recursos de IA para aprimoramento de som e imagem. Porém, a TV da Samsung tem alguns pontos que “podem justificar” a diferença no preço — apesar de a LG oferecer o Dolby Vision que faz falta na Samsung.
Um deles é a taxa de atualização de 144 Hz para jogos. O Gaming Hub também pode ser um fator decisivo para a comunidade gamer.
- 🛒 Veja ofertas da Samsung QN90D na Amazon
Vale a pena comprar a Samsung QN90D?
A Samsung QN90D é uma ótima TV, mas o preço dela assusta bastante. Entretanto, não dá para falar que ela não vale a pena. Afinal, ela tem uma tela Mini LED de ótima qualidade e os recursos para jogos são um ponto extra nela.
No entanto, se essas funções não fazem diferença para você, o modelo da LG é bem mais atrativo e oferece uma ótima qualidade de imagem por um preço bem mais convidativo.
- 🛒 Veja ofertas da Samsung QN90D no Mercado Livre
- 🛒 Veja ofertas da Samsung QN90D na Amazon
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas começa nesta segunda (29)
- Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
- MEI tem até quarta (31) para cadastrar dados no DET; saiba como
- Passar horas vendo memes e bobagens na internet deteriora o cérebro
- Como a CIA “sequestrou” uma sonda lunar soviética
- Redes de fibra ótica são sabotadas na França, diz polícia