Samsung confirma Exynos 2500 e indica fabricação em 3 nm

A Samsung divulgou na noite desta terça-feira (30) os resultados financeiros para o segundo trimestre de 2024, revelando uma surpresa: a gigante confirmou estar trabalhando no Exynos 2500, esperado para ser o processador de parte da família Galaxy S25. Poucas informações sobre o componente foram publicadas, mas ao que parece, a solução adotará a tecnologia de fabricação de 3 nm da gigante, entrando em fase avançada de produção na segunda metade deste ano.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Exynos 1580 | Chip do Galaxy A56 vaza com desempenho de Snapdragon 888

No relatório divulgado, que também trouxe detalhes interessantes sobre as vendas da linha Galaxy S24, a companhia destacou que o Exynos W1000, chip usado no Galaxy Watch 7 e primeira solução de 3 nm da empresa, foi bem recebido. Com isso, mais clientes estariam interessadas em produzir processadores com a Samsung, havendo a expectativa de uma expansão na produção a partir da segunda metade de 2024.

Nesse momento, a sul-coreana confirma então que está trabalhando no Exynos 2500 para smartphones premium, e afirma ter planos de garantir um suprimento estável da plataforma. Apesar de não citar diretamente, a declaração sugere que o processador, esperado para equipar o Galaxy S25 e o Galaxy S25 Plus, também utilizará a litografia de 3 nm. Os principais benefícios da tecnologia incluiriam menor consumo de energia e temperaturas mais baixas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A confirmação surpreende por chegar semanas após rumores sugerirem que a Samsung enfrentava dificuldades no desenvolvimento do novo Exynos, com rendimento de fabricação chegando a uma taxa de 20% — isso significa que, entre todos os chips produzidos, apenas 20% deles atendiam aos requisitos da empresa. Para ter uma produção saudável, considera-se que um componente precisa atingir ao menos de 60% a 70% de rendimento.

O Exynos W1000, usado no Galaxy Watch 7, foi o primeiro processador da Samsung feito em 3 nm — a tecnologia deve agora chegar aos celulares com o Exynos 2500 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Os mesmos rumores também apontavam que a marca estava buscando formas de melhorar a situação, algo que deve ter sido alcançado levando em conta o anúncio desta semana. Se realmente conseguir contornar os obstáculos, a gigante pode ter em mão um projeto muito promissor, conforme apontam fontes de diversos portais coreanos.

Ao que tudo indica, o Exynos 2500 poderia obter um nível de eficiência energético muito elevado, graças ao uso da litografia de 3 nm. Os avanços seriam suficientes para dar trabalho ao Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm, também esperado para oferecer um grande salto de eficiência.

Fora isso, a aposta da sul-coreana empregaria uma Unidade de Processamento Tensor (TPU) do Google, para conseguir turbinar o desempenho de Inteligência Artificial e integrar melhor os recursos de IA do Android.

Agora que foi confirmada, a plataforma premium do Galaxy S25 deve começar a receber mais detalhes, tanto de forma oficial, quanto em novos vazamentos. A estreia deve ocorrer ainda neste ano, seguida do lançamento com o Galaxy S25 no início de 2025.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 1º coração artificial feito de titânio é implantado em paciente humano
  • Receita Federal alerta sobre sites com falsas guias de pagamento do MEI
  • Destaque da NASA: galáxia parecida com pinguim é foto astronômica do dia
  • X-Men começam nova fase com retorno à ambientação gótica sulista
  • 😱 MENOR PREÇO | Galaxy S24 com 512 GB atinge preço recorde usando cupom
  • Ministério da Fazenda define regras para jogos de aposta on-line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.