Destaque da NASA: cometa 109P/Swift-Tuttle na foto astronômica do dia

O cometa 109P/Swift-Tuttle brilha na foto destacada pela NASA nesta quinta (8). Ele leva cerca de 133 anos para completar uma volta ao redor do Sol e é o “pai” da chuva de meteoros Perseidas. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Chuvas de meteoros em 2024 | Calendário com todos os eventos

Foi em 1992 que o cometa visitou o Sistema Solar interno pela última vez. Não se sinta frustrado caso você tenha perdido a passagem dele, pois na ocasião, era difícil vê-lo a olho nu. 

No entanto, quem tinha instrumentos como binóculos e pequenos telescópios conseguiu observar melhor os detalhes deste visitante no céu noturno. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Gerald Rhemann aproveitou a oportunidade para fazer um belo registro do cometa com uma câmera analógica. Confira o resultado:

Cometa Swift-Tuttle fotografado em 1992 (Imagem: Reprodução/Gerald Rhemann)

A imagem destaca o coma esverdeado do Swift-Tuttle, junto da longa cauda de íons e a de poeira. O clique foi feito 16 dias após o objeto realizar sua aproximação máxima da Terra.

A próxima visita dele vai acontecer somente em 2126. A boa notícia é que, todos os anos, as partículas deixadas por este cometa causam a chuva de meteoros Perseidas.  

Chuva de meteoros Perseidas

A chuva de meteoros Perseidas é considerada uma das melhores — às vezes, ela proporciona até 100 meteoros por hora. É que seus meteoros são rápidos e luminosos, e costumam deixar para trás rastros coloridos conforme atravessam a atmosfera da Terra. 

Além disso, os meteoros da Perseidas também são conhecidos pelas bolas de fogo. O nome é dado às explosões coloridas que permanecem visíveis no céu por mais tempo do que os típicos rastros dos meteoros. 

Estes fenômenos recebem o nome de acordo com o radiante, com a direção de onde os meteoros parecem vir. No caso, o radiante desta chuva fica na direção da constelação de Perseus, o Perseu, e o evento pode ser visto no hemisfério sul e norte. 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Beber água em garrafinha de plástico aumenta pressão arterial
  • 🚨 GRANDE E BARATA | Smart TV Samsung de 77 polegadas atinge preço baixo
  • Celular flip da Barbie ganha imagens oficiais e chegará em agosto
  • Nova capa do Absolute Batman é a maior inovação do herói em décadas
  • Google e Apple são acionados pelo MJSP a incluir proteção por senha em e-mails
  • X-Men quebra regra de poderes na adolescência que já durava 61 anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.