Veja alimento popular que não parece, mas ajuda a perder peso

Os carboidratos, muitas vezes, são os primeiros nutrientes eliminados das dietas por serem absorvidos rapidamente pelo corpo, o que pode contribuir para o acúmulo de gordura. Entre os alimentos que entram nessa lista por terem “fama de engordar”, a batata, ao contrário do que se pensa, pode ajudar a perder peso, afirma um estudo recente.

A pesquisa publicada na revista Nature Metabolism descobriu que a batata cozida ou assada é rica em amido resistente se deixada na geladeira por pelo menos 24 horas. O mesmo vale para o arroz, outro alimento que se transforma em amido resistente se resfriado na geladeira.

Para chegar ao resultado, os cientistas analisaram um grupo de pessoas com sobrepeso ou obesidade, que seguiu uma dieta equilibrada e controlada. Durante oito semanas, eles consumiram 40 gramas de amido resistente por dia em pó e, durante mais oito semanas, receberam sachês de amido normal.

Foto colorida de prato branco com batatas assadas - Metrópoles
Batatas são exemplos de carboidratos com alto teor de amido

Ao final do estudo, os pesquisadores perceberam que os participantes perderam em média 2,8 quilos quando ingeriram amido resistente, enquanto que com o amido normal ganharam quase meio quilo. Além disso, eles tiveram uma melhora na sensibilidade à insulina, evitando picos de glicemia.

O amido resistente pode ser encontrado em alimentos como cereais e batatas e é fisiologicamente analisado como uma fibra solúvel e quimicamente como uma fibra insolúvel. Os especialistas aconselham consumir entre 15 e 20 gramas por dia para cuidar da microbiota intestinal e manter o peso. As informações são do portal de nutrição Saber Vivir.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.