As empresas brasileiras já estão digitalmente maduras?

As marcas brasileiras já estão digitalmente maduras? É justamente essa pergunta que o livro “Panorama Mindset Digital”, lançado recentemente pela Brivia, busca responder.

O material é fruto de uma pesquisa finalizada em 2023 que mapeou as oportunidades e desafios da transformação digital em 15 setores econômicos do país.

Para o estudo — e a publicação do livro —, a Brivia contou com a parceria do Metrópoles, além do Instituto Brasileiro de Transformação Digital (IBTD), do Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva do Conselho Regional de Administração de São Paulo, do IEA Future Lab (UFRGS) e do Instituto Caldeira.

Segundo Roberto Ribas, CSO da Brivia, esse é um dos mais completos mapeamentos já feitos no Brasil sobre o tema. “Nosso grupo é um ecossistema de transformação de marca, e nos deparamos com projetos em diferentes estágios de maturidade nesse assunto. Apesar de muitas questões serem específicas de cada negócio, a pesquisa nos mostrou que há caminhos convergentes de ação, sobretudo dentro dos próprios setores”, garante.

Desafios e caminhos

Com insights detalhados, a publicação revela a média de maturidade em 15 setores diferentes, oferecendo uma visão clara do atual cenário de inovação e tecnologia das marcas. Além disso, não se limita a apenas colher resultados, mas aponta caminhos para a melhoria contínua da relação entre as empresas e os diversos públicos.

“O livro e a pesquisa são contribuições que buscamos oferecer para o avanço e o sucesso das iniciativas digitais em diferentes segmentos da economia brasileira.”

Roberto Ribas, CSO da Brivia

A pesquisa foi criada com base nas premissas do Brand Experience Management BXM Digital Maturity Score — um modelo desenvolvido pela Brivia com o objetivo de apoiar as empresas na avaliação do nível de maturidade das iniciativas de transformação digital.

De forma objetiva, essa metodologia avalia o quanto determinada marca está preparada para enfrentar o novo cenário de transformação.

Por meio de um questionário respondido individualmente por profissionais de várias empresas brasileiras, o levantamento analisou como anda o funcionamento de seis pilares importantes dentro do contexto de maturidade digital do negócio: centralidade no cliente, cultura digital, digitalização, aprendizado orientado por dados, oferta responsiva, e propósito e comunidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.