Destaque da NASA: galáxia com braços “extras” é foto astronômica do dia

A foto astronômica destacada pela NASA nesta quinta-feira (22) no site Astronomy Picture of the Day traz a beleza de Messier 106 (ou apenas M106). Esta é uma grande galáxia do tipo espiral encontrada perto da constelação Canes Venatici, os Cães de Caça. 

  • Galáxia mais distante conhecida é confirmada
  • O que é uma galáxia e quais são os tipos que já conhecemos?

Também chamada de NGC 4258, a galáxia fica a 23,5 milhões de anos-luz e mede cerca de 80 mil anos-luz de extensão — para comparação, considere que a Via Láctea tem diâmetro de 180 anos-luz. Por isso, M106 é o maior membro do grupo de galáxias Canes II. 

Galáxias M106 e NGC 4217 fotografadas na constelação Cães de Caça (Imagem: Reprodução/Kyunghoon Lim)

Na foto, Messier 106 aparece junto da galáxia NGC 4217, também do tipo espiral. Ela pode ser encontrada no canto inferior direito da foto. Como a vemos quase perfeitamente na lateral, esta galáxia é um ótimo objeto para estudos da poeira acima e abaixo dos planos galácticos.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Ela conta com várias estruturas de partículas, e algumas chegam a até 7 mil anos-luz do plano central. Ao estudá-las, os astrônomos podem identificar os mecanismos por trás da liberação de gás e poeira no plano central das galáxias. 

Galáxia M106

A galáxia M106 foi descoberta em 1781 não pelo astrônomo francês Charles Messier, mas sim por Pierre Méchain, seu assistente. Como ela é relativamente brilhante, pode ser vista com um telescópio pequeno; contudo, instrumentos mais poderosos são necessários para revelar seus detalhes.

Apesar de ser do tipo espiral, M106 tem um par extra de braços, característica pouco comum nas galáxias deste tipo. Ao contrário do que ocorreu nos outros da sua estrutura, a dupla de braços é feita principalmente de gás quente, não de estrelas.

A origem destas estruturas ainda não está clara, mas é possível que estejam relacionadas ao buraco negro supermassivo no centro da galáxia. Neste caso, elas teriam sido formadas a partir do movimento da matéria ao redor do buraco negro.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Estrutura misteriosa em forma de onda está se movendo por nossa galáxia
  • Brasileiro pode ter descoberto planeta escondido no Sistema Solar
  • Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
  • Objeto misterioso brilha no céu do RS nesta quarta (21)
  • Vazamento de dados do Facebook Marketplace atinge milhares de pessoas
  • Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico
Adicionar aos favoritos o Link permanente.