Doença de Crohn: o que é, quais são os sintomas e como é o tratamento

A doença de Crohn é uma doença inflamatória no aparelho digestivo que pode causar sintomas extremamente desconfortáveis, que incluem diarreia intensa, dor abdominal e perda de peso. Boa parte dos pacientes com o problema precisa passar por procedimentos cirúrgicos devido ao agravamento do quadro.

De acordo com o coloproctologista Luiz Bertoncello, do Vera Cruz Hospital, de Campinas (SP), o diagnóstico precoce é importantíssimo para evitar complicações. “A causa da doença ainda não está bem estabelecida, mas pode ter relação com imunidade, fatores ambientais, infecciosos e genéticos”, aponta.

O risco de desenvolver a doença de Crohn é igual em homens e mulheres. Ela se manifesta com mais força antes dos 30 anos, embora não seja raro que pacientes com mais de 60 anos sejam diagnosticados com a condição.

Quais sãos os principais sintomas da doença de Crohn?

De forma geral, os primeiros sintomas da doença de Crohn são associados a desconfortos intestinais, como:

  • diarreia persistente, que leva até mesmo a perda de peso;
  • dores e cólicas abdominais;
  • presença de sangue nas fezes, embora isso não seja comum.

Com a evolução e cronificação do quadro, sintomas mais graves aparecem. Alguns deles são:

  • anemia e desnutrição, em especial por problemas de absorção de determinados nutrientes;
  • cansaço generalizado;
  • náusea e perda de apetite;
  • lesões oculares, de pele e musculoesqueléticas;
  • dor e formação de abcessos no intestino;
  • obstrução do cólon;
  • cálculo renal;
  • artrite;
  • febre.

Como é feito o diagnóstico da doença de Crohn?

Para que o especialista feche o diagnóstico, o paciente passa por avaliação clínica e exames de imagem, de sangue, fezes, colonoscopia e/ou endoscopia com biópsia. Segundo o blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein, a doença de Crohn é uma condição crônica, que acompanha o paciente por muito tempo.

A doença de Crohn pode ter desfechos graves?

A partir das primeiras manifestações e do diagnóstico, a doença de Crohn raramente é curada efetivamente. Em geral, o paciente passa a ter ciclos de piora e melhora do quadro.

O tratamento é fundamental para garantir uma qualidade de vida satisfatória e evitar que o quadro evolua para ameaças à saúde. O tratamento costuma ser com medicamentos para reduzir os sintomas, controlar a inflamação e evitar complicações. Os mais adotados são imunossupressores e terapias biológicas.

O grau das intervenções varia de acordo com o grau da doença (leve, moderada ou grave). Quando os casos são graves, e verificam-se abcessos (feridas com pus) no aparelho digestivo, é necessário drená-los. De acordo com a evolução do paciente, também podem ser necessárias cirurgias para retirar partes do intestino quando há fístulas ou obstruções.

Infelizmente, como o diagnóstico costuma demorar, ao menos parte dos pacientes costuma ser submetida a algum tipo de procedimento devido às complicações.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.