Movimento “Anna Nery é Enfermagem” conscientiza sobre preservação do monumento em homenagem à pioneira

Na última sexta-feira, 16/08, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) compareceu ao ato “Anna Nery é Enfermagem”, com o objetivo de limpar e conscientizar o poder público sobre a importância da preservação do monumento em homenagem à pioneira, localizada na Praça da Cruz Vermelha, no centro do Rio de Janeiro. A estátua, erguida em 1956 para honrar o legado da precursora, está em estado alarmante de deterioração e vem sendo utilizada de forma inapropriada por moradores de rua.

Tendo em vista a má conservação do patrimônio, o Cofen formalizou um documento para que a estátua seja recuperada, transferida para Brasília e instalada na nova sede da autarquia. O conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Paulo Murilo de Paiva, enviou um ofício para a prefeitura pleiteando a sessão de transferência.

Representando o Cofen, o conselheiro federal Antônio Coutinho ressalta o quão emblemático seria ter o monumento na estrada principal da nova sede. “Garantiremos sua conservação e preservação como um grande símbolo para a Enfermagem brasileira”, pontuou.

Na tentativa de alertar as autoridades públicas, principalmente municipais, sobre a urgência da limpeza e restauração adequada que o monumento necessita, o presidente do Cofen, Manoel Neri destaca que não medirá esforços para alcançar o objetivo.

Além de profissionais de Enfermagem e representantes políticos da categoria, a trineta de Anna Nery, Solange Nery, também compareceu ao ato, apoiando a causa e reforçando a importância de preservar sua memória e seu legado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.