Tabuleiro Ouija | Conheça o jogo comprado online por Silvio Santos

No último domingo (18), em entrevista ao Fantástico, o cantor Tiago Abravanel compartilhou uma curiosidade a respeito dos últimos dias de Silvio Santos, falecido no sábado (17), aos 93 anos. Segundo o neto, o apresentador havia descoberto recentemente o mundo das compras online e adquirido curiosos itens na internet, como um tabuleiro Ouija.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 6 filmes, séries e documentários sobre a vida de Silvio Santos

O objeto, criado nos Estados Unidos em meio a onda de espiritismo do século XIX, ganhou fama em todo o mundo por supostamente ser uma ponte de conexão com o mundo dos mortos. Segundo a lenda, ele permite que os vivos se comuniquem com aqueles que estão no além, recebendo mensagens ou avisos dessas entidades.

A fama do tabuleiro foi tanta que, nos cinemas, filmes de terror como Ouija: O Jgo dos Espíritos (2014), Veronica (2017) e o próprio O Exorcista (1973), um dos mais clássicos e populares título do gênero, o incluíram em suas histórias, mostrando o jogo como o início do problema dos protagonistas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

 

Embora ninguém saiba exatamente de onde veio o nome do tabuleiro, no mundo real, o jogo virou mania entre crianças e adolescentes, e passou a ser comercializado como um brinquedo que “aterrorizava” os mais desprevenidos.

No Brasil, especialmente, o Ouija ficou bastante popular, ganhando versões mais modestas e improvisadas, que utilizavam itens mais baratos para a conexão. As duas mais clássicas são aquelas em que os participantes utilizam um copo de cozinha ou um compasso como indicador, o que explica porque, em terras tupiniquins, a brincadeira também ficou conhecida como “jogo do copo”.

  • Por apenas R$ 14,90 você compra com frete grátis na Amazon e de quebra leva filmes, séries, livros e música! Teste grátis por 30 dias!

Como funciona a “comunicação” do Ouija

O tabuleiro Ouija foi adaptado em versões mais modestas no Brasil (Imagem: Divulgação/Amy Gillard por Pixabay)

Originalmente jogado em dupla (embora seus jogos em grupo tenham se popularizado), o Ouija nada mais é do que um tabuleiro em formato retangular que possui todas as letras do alfabeto, todos os números de 0 a 9, as opções de “sim” e “não” e um recado de “adeus” (good bye, em inglês) para que os participantes possam encerrar a conexão.

Para jogá-lo, todos os presentes devem colocar seu dedo indicador e médio sobre a prancheta (inicialmente na letra G) e fazerem uma pergunta clara e direta sobre o que desejam saber. A ideia é que a entidade se comunique fazendo esse indicador deslizar pelo tabuleiro, e respondendo assim ao questionamento por meio das letras, opções e números dispostos.

Existem algumas regras importantes do jogo que devem ser seguidas, como nunca se comunicar com o espírito sozinho e sempre encerrar a conexão com um “adeus”, mas de modo geral tudo depende da dinâmica que se estabelece na conversa.

Cena do filme Ouija: O Jogo dos Espíritos (Imagem,: Divulgação/Universal Pictures)

No lado científico, os movimentos observados no Ouija, no entanto, já foram desvendados apenas como resultado do chamado efeito ideomotor. O fenômeno – observado pela primeira vez pelo naturalista britânico William Benjamin Carpenter, em 1852 – é, no caso da brincadeira, o resultado, ainda que inconsciente e involuntário, da força dos participantes sobre o objeto. O que explica porque é de fato possível observar algumas “respostas do além” durante as rodadas.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Nova HQ revela que sempre houve um quarto membro secreto na Trindade DC
  • 🤑 MUITO BARATO | Compre POCO X6 Pro de 512 GB em preço imperdível
  • Galaxy S25 Ultra ganha nova certificação com detalhes de bateria
  • Deadpool irrita o Hulk a ponto de vermos o impacto total de soco na força máxima
  • AWS e Sebrae abrem inscrições para curso de IA generativa
  • Por que há centenas de Tesla 0km abandonados em um matagal nos EUA?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.