Após o anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a mpox é novamente uma emergência de saúde internacional, as autoridades de saúde em todo o globo estão atentas para possíveis casos da doença conhecida pelas erupções na pele. Agora, a Tailândia registra o primeiro caso da nova variante na Ásia, conhecida como clado 1b, originária da África Central.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Cientistas da UFMG desenvolvem vacina brasileira contra mpox
Nesta nova onda de casos da mpox, os surtos estão concentrados geograficamente na República Democrática do Congo e em países vizinhos. Nesses locais do continente africano, circula essa nova variante do vírus pertencente ao gênero Orthopoxvirus.
Até o momento, são poucos os casos da nova variante fora da África. Na última semana, a Suécia confirmou o primeiro caso importado do clado 1b. Agora, o vírus com algumas mutações foi identificado na Tailândia. Por lá, a circulação local do agente infeccioso não foi confirmada.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nova variante na Tailândia
Desde 2022, a Tailândia rastreou cerca de 800 de mpox, sendo que todos, até agora, estavam relacionados com o clado 2. O primeiro caso do país da nova variante foi diagnosticado em um homem europeu, de 66 anos, que estava viajando, após ter passado alguns dias na África (sem especificar o país).

“Os resultados dos testes confirmam que ele está infectado com a cepa do clado 1b da mpox, sendo o primeiro caso diagnosticado na Tailândia, mas esse homem provavelmente foi infectado em um país endêmico”, explicou Thongchai Keerati Atthayakorn, diretor-geral do Departamento de Controle de Doenças do país, para a agência de notícias Reuters.
Muito possivelmente, ele já chegou ao país asiático carregando a nova variante da mpox. Então, este é um caso importado, sem a circulação local ainda do clado 2. Segundo as autoridades de saúde, nenhum contato próximo do paciente foi infectado.
O que é clado 1b da mpox?
Para entender o que é a nova variante da mpox, é importante dizer que as diferentes “versões” desse vírus recebem normalmente o nome de clados. É a forma de apontar a evolução viral, algo comum para todos os patógenos.
Originalmente, eram conhecidos o clado 1 da África Ocidental (responsável pela primeira emergência de saúde internacional em 2022) e o clado 2 da África Central (porção do território em que está localizado o Congo).
Quando o vírus não é controlado — e a mpox nunca foi efetivamente combatida entre algumas nações africanas por falta de insumos e vacinas —, há risco do agente infeccioso evoluir. Assim, surgiu o clado 1b. As informações preliminares apontam que ele é mais transmissível e pode ser associado a quadros mais graves da doença. Entretanto, mais análises genéticas são necessárias.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Aquisição do Twitter por Elon Musk vira prejuízo histórico para bancos
- Sonda europeia tira fotos da Lua e da Terra em sobrevoo histórico
- Medidor de velocidade da Anatel ajudará você a cancelar sua internet lenta
- Claro vai liberar ativação de eSIM por aplicativo
- Asa Noturna revela que todos os gadgets do Batman têm a mesma fraqueza
- TIM vai fazer PIX a clientes pré que recarregarem o celular pelo app