Presença de chumbo em copo Stanley rende processos à empresa

Apesar de ser considerado seguro, o copo Stanley tem chumbo em sua composição. A empresa defendeu que a chance de um usuário ser exposto é mínima, mas isso não a impediu de receber pelo menos três processos judiciais, sob o argumento de ter enganado os clientes sobre a presença do material tóxico nos produtos.

  • Este componente, encontrado nos celulares, está lentamente nos envenenando
  • Exposição ao chumbo na infância reduziu o QI de 50% dos norte-americanos

Quem enfrenta as ações judiciais é a Pacific Market International (PMI), empresa-mãe da marca responsável pelo famoso copo Stanley, que tem conquistado cada vez mais adeptos pela promessa de manter a bebida gelada por um longo período de tempo. 

Tudo teve início com a viralização de vídeos veiculados nas redes sociais mostraram clientes da Stanley usando kits caseiros de teste de chumbo nos copos térmicos.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

 

Entretanto, especialistas já chegaram a afirmar em entrevistas que a confiabilidade desses testes é questionável, e que as chances de exposição grave ao chumbo são insignificantes. À NBC, o dr. Jack Caravanos, da Universidade de Nova York, por exemplo, afirmou que “o risco de você ingerir o chumbo contido neste copo é praticamente zero”.

Processos contra a Stanley

Um desses processos judiciais teve origem na Califórnia, por um grupo de mulheres, e diz o seguinte: “o principal mercado-alvo da PMI são mulheres profissionais jovens em idade fértil, como as quatro demandantes nomeadas que apresentaram esta reclamação. A PMI gasta enormes somas para chegar a esse mercado, pagando influenciadores para anunciar copos Stanley como produtos seguros e duráveis”.

Em paralelo, outro processo conduzido contra a Stanley surgiu no estado de Nevada, também nos EUA. Nesse caso, a argumentação é que com danos ou uso regular, o selo de vácuo poderia se romper e expor ao chumbo. “A garantia da PMI engana os consumidores razoáveis, pois não avisa os consumidores sobre o potencial de danos ao selo a vácuo e não divulga quanto chumbo está presente em cada copo de tumbler”, consta na ação.

Presença de chumbo em copo Stanley leva empresa a ser processada (Imagem: Oleg Bilyk/Unsplash)

 A empresa também enfrenta um terceiro processo, também da Califórnia, em que a cliente acusa a PMI de “anunciar e vender os copos Stanley aos consumidores com a garantia de que eles podem ser usados durante a atividade (ou seja, caminhadas e escaladas) onde um consumidor poderia cair e/ou danificar os copos Stanley”.

Copo Stanley contém chumbo?

A declaração publicada na página de suporte da própria Stanley diz o seguinte: 

Na Stanley, uma das principais características dos nossos produtos é a nossa tecnologia de isolamento a vácuo, que fornece aos consumidores copos que mantêm as bebidas na temperatura ideal. Nosso processo de fabricação atualmente utiliza um pellet padrão da indústria para selar o isolamento a vácuo na base de nossos produtos; o material de vedação inclui algum chumbo. Uma vez selada, esta área é coberta por uma camada durável de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos consumidores. Tenha certeza de que não há chumbo na superfície de nenhum produto Stanley que entre em contato com o consumidor nem no conteúdo do produto. Na rara ocorrência da tampa base de um produto se soltar devido ao uso normal e expor este selo, ele será elegível para nossa Garantia Vitalícia.

Na nota, a empresa também garante que seus produtos atendem a todos os requisitos regulatórios dos EUA. “A Stanley testa e valida a conformidade de todos os produtos por meio de laboratórios terceirizados credenciados pela FDA [órgão de saúde dos EUA] que verificam se nossos produtos seguem diretrizes rígidas”.

O chumbo é perigoso?

De acordo com o órgão de saúde de New York (NYC Health), o chumbo é altamente tóxico para o corpo humano, mesmo em pequenas quantidades. Entre as consequências, esse material pode se acumular nos ossos, sangue, tecidos moles e outros órgãos, causando danos ao longo do tempo.

Os sintomas de envenenamento por chumbo envolvem dores de cabeça, cólicas estomacais, prisão de ventre, dores musculares/articulares, dificuldade para dormir, fadiga, irritabilidade e perda do desejo sexual. Mas um alerta da organização é que a maioria das pessoas com intoxicação por chumbo não parece nem se sente doente. 

Mas até então, você não precisa se preocupar com o seu copo Stanley. Mesmo que seja possível encontrar chumbo na composição do copo, a exposição não acontece a um nível alarmante, que torne o produto perigoso para a saúde. 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Estrutura misteriosa em forma de onda está se movendo por nossa galáxia
  • Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
  • Xiaomi 14 Pro ganha comunicação via satélite e fica ainda mais caro
  • Apple é obrigada a pagar R$ 3,2 mil por não colocar carregador na caixa
  • Brasileiro pode ter descoberto planeta escondido no Sistema Solar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.