Após anunciar que ficaria de fora do Paris Fashion Week, a Y/Project compartilhou um conteúdo virtual para divulgar a coleção de outono/inverno 2024. A marca, que estava anunciada como parte da programação da semana de moda, revelou que está enfrentando problemas financeiros e, por isso, cancelou o desfile desta temporada. Por isso, as novas peças são apresentadas por meio de um lookbook, que tem o rapper Kanye West como uma das estrelas.
Vem conferir!

Neste ano, a Y/Project completa dez anos sob o comando criativo de Glenn Martens. Para celebrar a data, a etiqueta tinha como propósito lançar uma nova coleção no Paris Fashion Week. Porém, semanas antes de começar o evento, a marca anunciou que está vivendo “tempos incertos” e abandonou o cronograma.
O lançamento de aniversário foi direcionado para um lookbook, publicado nessa terça-feira (12/3). Sediada na capital francesa, a marca convidou celebridades para o editorial.
Amigo de Martens há uma década, Kanye West, ou Ye, como passou a ser chamado, é um dos rostos da coleção de outono/inverno 2024 da Y/Project. A campanha chega após polêmicas do artista, que teve relação cortada com grandes marcas de moda, como Balenciaga e Adidas, devido a atitudes controversas e comentários preconceituosos.
Personalidades como Tyga, Charli XCX e Irina Shayk também posaram com as novas peças da Y/Project. Na coleção, códigos clássicos do estilista para a marca predominaram. Xadrez, couro e jeans estão entre os principais associados a caimentos não estruturados.




Y/Project
A Y/Project nasceu em 2011 a partir da mente criativa do designer Yohan Sarfaty. O estilista morreu dois anos após a estreia, vítima de um câncer. Glenn Martens assumiu os trabalhos e transformou a label em uma das mais conceituais e prestigiadas da indústria.
Ao longo da trajetória, celebridades internacionais vestiram peças da Y/Project. Na lista, estão Rihanna, Chloé Sevigny e Gigi Hadid, por exemplo. No repertório da etiqueta, também está uma colaboração que movimentou as redes sociais: com a etiqueta brasileira Melissa.




Apesar do sucesso nos últimos anos, a Y/Project alegou que está em uma fase complicada comercialmente. O período é de reformulação interna. De acordo com informações do portal WWD, o principal objetivo da empresa é encontrar um investidor que a apoie na manutenção e na expansão do negócio.