Cobra-papagaio? Conheça mais sobre a serpente que vive em árvores no Brasil

É um pássaro? É um avião? Não, é apenas uma serpente no topo das árvores da bacia Amazônica. Ostentando o nome de cobra-papagaio, essa espécie pode chegar a 2 metros de comprimento e ficar em árvores a cerca de 12 a 15 metros de altura.

A espécie é dificilmente encontrada no chão, já que prefere ficar em árvores – Foto: Instituto Butantan/Reprodução/ND

Cobra-papagaio, a serpente que vive em árvores

Segundo o Instituto Butantan, o nome popular do animal se deve à sua coloração verde vivo, com manchas brancas pelo corpo e partes amarelas, cores que lembram o famoso pássaro da fauna brasileira.

Apesar da aparência assustadora que possuí, a cobra-papagaio não produz veneno, sendo considera constritora. Ou seja, se enrola nas presas até sufocarem.

Possuindo hábitos noturnos, essas serpentes vivem enroladas em galhos de árvores e dificilmente vão para o chão, se hidratando com água das plantas, troncos ou em gotas sobre a pele.

Para caçar suas presas – que vão desde mamíferos, como marsupiais, roedores e morcegos, até algumas aves – ela se pendura nos troncos de cabeça para baixo e captura os animais que passarem por perto.

Outra característica curiosa dessa serpente é a mudança de cores ao longo da vida, tornando a cobra-papagaio especialista em camuflagem. Os filhotes, geralmente encontrados descansando em galhos finos, nascem com uma tonalidade laranja. À medida que crescem, adquirem verde, permitindo que se misturem com as folhas das árvores.

A Corallus batesii tem uma “prima”, a Corallus caninus. As duas eram muito confundidas devido à sua semelhança, mas eventualmente foram separadas em duas espécies distintas – Foto: Internet/Reprodução/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.