União Europeia apoia uso do Wegovy para insuficiência cardíaca

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) apoiou a recomendação do uso do Wegovy como parte do tratamento da insuficiência cardíaca relacionada à obesidade. A informação foi confirmada pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do medicamento, nessa quinta-feira (19/9), em comunicado à imprensa.

É a segunda vez que a EMA apoia o uso do Wegovy para o tratamento de outras doenças além do emagrecimento de pacientes com obesidade e sobrepeso, objetivo para o qual o medicamento foi desenvolvido. Anteriormente, a agência apoiou a indicação do remédio como uma estratégia para reduzir o risco cardíaco e de derrame em adultos com sobrepeso ou obesidade sem diabetes.

Agora, o sinal verde vai para o uso das canetas injetáveis por pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp).

A condição é responsável por quase metade dos casos de insuficiência cardíaca. Nela, os músculos cardíacos enrijecem e aspiram menos sangue. Como consequência, os pacientes sofrem com fadiga, falta de ar, capacidade reduzida de realizar exercícios físicos e inchaço das extremidades.

Estudo com Wegovy

O Wegovy é uma medicação injetável de uso semanal com 2,4 mg de semaglutida, mesmo princípio ativo usado no Ozempic, também produzido pela Novo Nordisk.

Um estudo de fase 3 da farmacêutica, publicado em agosto de 2023, mostrou que após um ano de tratamento com Wegovy (semaglutida 2,4), os voluntários perderam em média 13,3% do peso corporal. Ao mesmo tempo, eles também tiveram uma melhora de 16,6 pontos em uma escala de saúde de 100 pontos baseada em critérios relacionados à insuficiência cardíaca.

No grupo controle, para comparação, a redução de peso foi de 2,6% e a melhora da insuficiência cardíaca foi de 8,7 pontos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.