Em 2025, o chef dinamarquês Rasmus Munk, do restaurante Alchemist, de duas estrelas Michelin, vai oferecer uma experiência gastronômica a turistas no espaço dentro de uma cápsula de carbono neutro. O anúncio foi feito nas redes sociais nessa quinta-feira (14/3).
“A expedição ocorrerá a bordo da nave espacial Neptune, da [empresa] Space Perspective”. “Onde seis passageiros vão redefinir a gastronomia desfrutando da refeição da sua vida enquanto observam o nascer do sol sob a curva do nosso planeta”, diz trecho do comunicado.
Mas quanto custa essa degustação espacial? Por US$ 495 mil (cerca de R$ 2,4 milhões), seis turistas podem ficar na cápsula espacial pressurizada. O objeto ficará a 30 km acima do nível do mar.
Confira fotos do restaurante no espaço:

foto-restaurante-no-espaço-4
Turistas vão jantar enquanto observam o nascer do sol sobre a curvatura da Terra
Reprodução/Redes sociais

foto-restaurante-no-espaço-3
Ao todo, seis turistas podem embarcar no restaurante espacial
Reprodução/Redes sociais

foto-restaurante-no-espaço-2
Simulação de turistas no espaço
Reprodução/Redes sociais

foto-restaurante-no-espaço-1
Imagem ilustrativa de cápsula espacial pressurizada
Reprodução/Redes sociais

foto-restaurante-no-espaço
Imagem ilustrativa de cápsula espacial pressurizada
Reprodução/Redes sociais

foto-chef-Rasmus-Munk
Rasmus Munk
Reprodução/Redes sociais
0
A publicação destaca que cada passageiro será “vestido pela grife francesa Ogier com roupas sob medida”, bem como os rendimentos da expedição serão direcionados para a Space Prize “em apoio à promoção da igualdade de gênero na ciência e tecnologia”.
Chef vai embarcar na viagem
Rasmus Munk, de 32 anos, vai participar da viagem. Segundo ele, o menu será inspirado “no papel da exploração espacial, ao longo dos últimos 60 anos da História da Humanidade, e no impacto que teve na nossa sociedade, tanto científica como filosoficamente”.
Só fica proibido flambar alimentos no espaço. Vale destacar que diversos preparos serão feitos na cozinha de onde a cápsula será lançada, segundo o Alchemist, que foi eleito o quinto melhor restaurante do mundo em 2023 pelo World’s Best 50 Restaurants.