Maior população de pássaro raro é encontrada e emociona cientistas

A maior população conhecida de uma das aves mais raras da Austrália foi encontrada vivendo no deserto Great Sandy, na Austrália Ocidental.

Papagaio noturno, um dos pássaros mais raros do país

Família de ave rara é encontrada – Foto: The Guardian/Reprodução/ND

Papagaio noturno é um dos pássaros mais raros do país

Uma equipe de guardas florestais e cientistas detectaram 50 papagaios noturnos, uma espécie criticamente ameaçada e que já foi considerada extinta, vivendo em terras administradas por indígenas, de acordo com um estudo publicado na Wildlife Research.

A Rachel Paltridge, ecologista da Indigenous Desert Alliance e coautora do estudo, disse que os papagaios noturnos são pássaros notoriamente esquivos.

“Muito poucas pessoas os viram. Mas em uma recente excursão, os guardas florestais de Ngururrpa tiveram a sorte de ver um deles voar e pousar em seu acampamento e ver suas belas penas verdes e amarelas na luz do acampamento”, comenta.

O professor James Watson, cientista conservacionista da Universidade de Queensland e membro da equipe de recuperação de papagaios noturnos, disse que eles eram considerados uma das espécies mais enigmáticas do mundo.

Papagaios noturnos foram efetivamente perdidos por um século, além de avistamentos ocasionais não confirmados, o que lhes deu uma aura quase mítica, ele disse. “É o equivalente ao tigre da Tasmânia para observadores de pássaros”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.