10 jogos para 2025: a situação atual do Avaí na Série B comparada aos últimos anos

Ainda dá? Restando 10 rodadas para o fim da Série B 2024 as chances de acesso do Avaí giram em torno de 6% segundo o departamento de estatísticas da UFMG. Se comparado aos últimos três acessos, a situação não é nada animadora, e se quiser figurar entre as equipes que disputarão a Série A em 2025 o Leão precisa de um ‘sprint’ final quase perfeito.

Técnico Enderson Moreira chegou com a missão de levar o Avaí para a Série A, porém projeção não é animadora

Técnico Enderson Moreira chegou com a missão de levar o Avaí para a Série A, porém projeção não é animadora -Foto: Leo Piva / @leopivafoto

O principal ponto que chama atenção na comparação com os últimos anos é o ataque do Leão da Ilha. Apenas na última Série B, em 2023, a equipe Azurra chegou com um retrospecto tão negativo nos gols marcados.

Por outro lado, como ponto positivo a zaga do Avaí vem sendo um dos pilares da equipe na competição e chega nesta altura do campeonato com o segundo melhor retrospecto, apenas atrás da campanha de 2021.

Zaga do Avaí tem sido um dos principais pontos positivos de 2024 – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C

A situação do Avaí faltando 10 rodadas

Atualmente a equipe do sul da ilha ocupa a 9ª colocação com 40 pontos conquistados, cinco a menos do que o Vila Nova, primeiro time dentro do G-4.

Com 23 gols marcados, figura como o terceiro pior ataque da competição, a frente apenas de Brusque (19) e Operário (21).

Já a defesa, figura como a 5ª melhor da Série B, com 22 gols sofridos. Setor defensivo, que em determinado momento da temporada chegou a ser o melhor entre as duas principais divisões do país.

Veja abaixo, um comparativo da situação atual com as últimas cinco participações do Avaí na Série B:

  • 2024 – 40 pontos – 9º lugar – 11 vitórias – 23 gols marcados e 22 sofridos
  • 2023  – 30 pontos – 16º lugar – 7 vitórias – 23 gols marcados e 37 sofridos
    Terminou em 13º lugar, com 44 pontos
  • 2021* – 49 pontos – 2º lugar – 14 vitórias – 33 gols marcados e 21 sofridos
    Terminou em 4º lugar com 64 pontos
  • 2020 – 40 pontos – 7º lugar – 12 vitórias – 31 gols marcados e 37 sofridos
    Terminou em 9º lugar com 55 pontos
  • 2018* – 45 pontos – 4º lugar – 12 vitórias – 38 gols marcados e 25 sofridos
    Terminou em 3º lugar com 61 pontos
  • 2016* – 45 pontos – 3º lugar – 13 vitórias – 34 gols marcados e 29 sofridos
    Terminou em 2º lugar com 66 pontos

Com os 40 pontos atuais e mais 30 em disputa, o Avaí precisará de algo em torno de 22 pontos para conseguir uma classificação para a Série A, ou seja, dos próximos 1o jogos o Leão necessita de sete vitórias e um empate, ou oito vitórias para seguir na briga pelo G-4.

Fala, Enderson!

Na entrevista coletiva pós derrota para a Chapecoense, no último domingo, o técnico Enderson Moreira falou sobre a situação atual do Avaí na Série B e projetou o restante da competição.

“Desde quando eu cheguei no Avaí a situação é correr atrás de um prejuízo grande. É uma Série B muito disputada, dificilmente você consegue sequências muito grandes de vitórias, temos que tentar e seguir acreditando” disse o treinador.

Enderson Moreira no comando do Avaí – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.

Com relação ao número de jogos e a projeção de necessidade de uma sequência de vitórias, Enderson ressaltou a necessidade de reunir forças.

“Quanto mais o tempo passa e as coisas não vão acontecendo, vai ficando mais difícil. As vezes ganhamos três jogos em quatro, ou quatro de cinco e ainda não entramos no G-4, vai trazendo uma ansiedade maior, é natural. É obrigação nossa acreditar até a última gota e quem não acredita não vai ajudar em nada nesse momento”, completou Enderson

De olho no próximo duelo

Sem tempo para se lamentar, o elenco avaiano inicia nesta terça-feira a preparação para o confronto da próxima segunda-feira, diante do Guarani no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Para o jogo, Enderson Moreira terá os retornos de Willian Maranhão e Pedrinho, que cumpriram suspensão na última partida e voltam a ficar a disposição do treinador.

Com relação a jogadores lesionados, a expectativa fica por conta das voltas de Mário Sérgio e Zé Ricardo, que seguem se recuperando de lesões musculares.

Volante Zé Ricardo tem sido um dos destques do Avaí na Série B, porém vem sofrendo com frequentes lesões- Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.