Setor de serviços puxa abertura de empregos formais em Sergipe no mês de janeiro

 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que Sergipe encerrou o mês de janeiro com a abertura de 777 empregos formais.

De acordo com as informações analisadas nesta sexta-feira (15), pelo Observatório de Sergipe, vinculado ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), no acumulado de 12 meses (com ajuste), foram criados 14.742 postos de trabalho.

Dos cinco setores observados, três registraram saldo positivo. O setor de Serviços liderou a abertura de postos (+546), seguido pela Construção (+510) e Indústria (174). Já Comércio (-326) e Agropecuária (-127) apresentaram perda de vagas.

Setores

O resultado do setor de Serviços foi puxado, sobretudo, pelos segmentos Educação (+166), mais especificamente pela educação infantil e ensino fundamental (+102); e restaurantes e similares (+127).

Na Construção, as atividades que mais abriram postos foram construção de edifícios (+309). Já os destaques da Indústria, foi a de transformação, impulsionada pela fabricação de peças e acessórios para veículos automotores (+88).

Os municípios que mais geraram empregos no mês foram Aracaju (936), Santa Rosa de Lima (89) e Lagarto (70).

O estoque de empregos no mês ficou em 327.916 vagas. Sergipe ficou com a 2ª maior variação do Nordeste.

Cenário Nacional

No Brasil, houve expansão de empregos: 180.395 postos de trabalho. Das 27 unidades federativas, com exceção do Maranhão (-0,13%) e Acre (-0,03%), todas registraram resultado positivo. Os maiores acréscimos, em relação ao mês anterior, foram observados em Mato Grosso (1,88%), Amapá (1,39%) e Santa Catarina (1,06%).

Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, os dados demonstram a assertividade das políticas públicas criadas pelo Governo de Sergipe, especialmente na promoção de qualificações profissionais em parceria com o Sistema S, com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e realização de programas como o Primeiro Emprego que visa a inserção de jovens no mercado de trabalho.

“Nós estamos criando um ambiente de negócios por meio do trabalho do governador Fábio Mitidieri, com a realização de eventos como o Sergipe Day, no aperfeiçoamento da legislação tributária e em todo o regramento que facilita a instalação de novas empresas no estado de Sergipe para que o empresário tenha tranquilidade de que aqui ele vai ter a segurança que ele precisa para fazer o seu negócio prosperar e, sem dúvida nenhuma, trazer como grande resultado para o estado de Sergipe, a geração de novos postos de trabalho. Estamos vendo, aos poucos, a consolidação nos indicadores de todo o trabalho que o Governo do Estado vem fazendo, no sentido de atrair novos investimentos e proporcionar para o sergipano a oportunidade de emprego e renda”, afirma o gestor.

Fonte: Secom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.