5 a Seco promove encontro de geração com Chico Buarque em novo disco

A banda 5 a Seco voltou aos palcos em 2024 após um hiato de cinco anos e lançou o novo álbum Sentido nesta sexta-feira (29/11) nas plataformas musicais. Com 15 faixas, a novidade conta apenas com uma participação: Chico Buarque.

Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni tiveram a ideia de convidar o cantor de 80 anos de idade para o novo álbum e ele aceitou. Chico Buarque está logo na faixa de abertura, Comédia de Enganos, que é dividida em seis estrofes, sendo uma para cada artista da banda e a última para o convidado.

Ao Metrópoles, os integrantes do 5 a Seco contaram que Chico Buarque, mesmo aos 80 anos, permanece muito dedicado aos processos da música.

“Foram 45 minutos que a gente teve com o Chico Buarque e foi lindo. Ele chegou e já sabia a música, a melodia e a letra. Ele se preparou em casa para cantar conosco.”

4 imagens

Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni são os integrantes da banda

5 a Seco
5 a Seco
1 de 4

5 a Seco e Chico Buarque

Aveda

2 de 4

Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni são os integrantes da banda

Lorena Dini

3 de 4

5 a Seco

Lorena Dini

4 de 4

5 a Seco

Lorena Dini

Tó Brandileone deu mais detalhes sobre o encontro musical.

“O dia no estúdio foi mágico para todos nós, porque o Chico é um dos nossos alicerces. A gente estava com um cara que a gente ouve desde pequeno para fazer a música de abertura do nosso disco. Foi um momento completamente indescritível, uma coisa de louco”, relembrou o cantor.

5 a Seco retorna após hiato de cinco anos

O 5 a Seco resolveu fazer uma pausa em 2019, com o objetivo de respirar e descansar. Entretanto, os artistas foram pegos de surpresa com a pandemia de Covid e precisaram estender o período sem banda, de forma não planejada.

Com a mudança de perfil dos integrantes de uma vida mais jovem para um período adulto, com mais responsabilidades, as oportunidades de retorno ficaram escassas e se arrastaram por cinco anos, até a reunião atual, em 2024.

“O sentimento de retornar agora tem uma semelhança grande com o que fizemos no início da banda, em 2009, mesmo que a gente tenha se transformado tanto em perspectiva. Acho que aquele frenesi meio adolescente de querer estar reunidos se manteve”, afirmou Vinicius Calderoni.

Em Sentido, os artistas, que são todos compositores, mantiveram uma sonoridade parecida com a do início da carreira da banda, mas buscaram produzir composições com novos pontos de vista, de forma sensorial e mais livre.

Nas 15 faixas, que passeiam principalmente pela MPB, o 5 a Seco traz composições mais antigas e outras mais recentes. Mesmo com essa mistura, as letras foram atualizadas para permanecerem atuais e conversarem com os diversos públicos da banda.

Assim como no single Sigamos, que dá fim ao disco, Pedro Viáfora acredita que as novas faixas da banda iniciam uma nova fase que não tem previsão para acabar.

“Temos angústia desse mundo onde tudo é para agora, com validade curta, duração pequena e consumo rápido. Nossas músicas, as antigas e as que estamos lançando neste álbum, estão aí para durar para sempre”, declarou o artista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.